UOL Esporte Fórmula 1
 
22/12/2009 - 07h05

Top 5 - Relembre os acidentes mais marcantes do ano em provas de velocidade

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As provas de velocidade tiveram disputas emocionantes em 2009. Na Fórmula 1, o inglês Jenson Button e a equipe Brawn impuseram uma nova ordem à categoria ao superaram rivais de McLaren e Ferrari, chegando ao título mundial. Na F-Indy, o escocês Dario Franchitti conquistou o título da temporada em seu retorno à categoria e na MotoGP o italiano Valentino Rossi voltou a dominar com o título mundial.

Para os brasileiros, o ano também teve bons momentos, com duas vitórias de Rubens Barrichello pela Brawn GP na Fórmula 1 e a terceira vitória de Hélio Castroneves nas 500 Milhas de Indianápolis após o piloto brasileiro ter ficado fora das primeiras provas devido a problemas fiscais.

Mas o ano também foi marcado por acidentes, como o do brasileiro Felipe Massa na Hungria, que acabou afastando o piloto do restante da temporada. Confira os principais acidentes do ano:

TOP 5 - ACIDENTES QUE MARCARAM AS PROVAS DE VELOCIDADE EM 2009

1. Felipe Massa no GP da Hungria

Durante os treinos classificatórios para o Grande Prêmio da Hungria, no circuito de Hungaroring, o piloto brasileiro foi atingido por uma mola que saiu do carro do compatriota Rubens Barrichello e acertou o seu capacete. Massa ficou internado na Hungria e não pôde disputar novas corridas na temporada de 2009 devido ao tratamento pelo qual passou para se recuperar de uma concussão cerebral e uma cirurgia para retirada de fragmentos no globo ocular.
2. Jorge Lorenzo cai na Inglaterra

O piloto espanhol Jorge Lorenzo sofreu uma forte queda durante a disputa da etapa inglesa da MotoGP, realizada no circuito de Donington Park. Lorenzo sofreu outras três quedas durante a temporada, em Brno, na República Tcheca, em Jerez De la Frontera, na Espanha, e em Philip Island, na Austrália, e acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo o título mundial para o italiano Valentino Rossi.
3. Henry Surtees morre em acidente

O piloto inglês Henry Surtees, filho do campeão mundial de Fórmula 1 em 1964, John Surtees, é atingido na cabeça por uma roda que escapou do carro de Jack Clarke em acidente ocorrido durante a etapa inglesa da Fórmula 2, disputada no circuito de Brands Hatch. Surtees tinha apenas 18 anos, havia corrido na Fórmula BMW inglesa, além da Fórmula 3 e era considerado uma das principais promessas do automobilismo britânico.
4. Piloto morre em divisão da Nascar

O piloto mexicano Carlos Pardo sofreu um acidente fatal durante a disputa da divisão mexicana da Nascar, ao bater o seu carro a 200 km/h no muro quando liderava a etapa realizada no circuito de Puebla. Pardo foi atingido por trás pelo concorrente Jorge Goeters e ao tocar o muro, seu carro foi desintegrado. O piloto de 33 anos chegou a ser socorrido em um hospital local, mas foi declarado morto logo depois. A direção de prova de declarou vencedor da etapa de Amozoc.
5. Meira se acidenta em Indianápolis

O piloto brasileiro Vitor Meira, da equipe Foyt, se enroscou em uma curva com o compatriota Raphael Matos e acabou tendo o seu carro capotado ao tocar o muro quando disputava as 500 Milhas de Indianápolis, prova mais tradicional da F-Indy. Meira quebrou duas vértebras e foi internado para realizar uma cirurgia. Devido ao acidente, ele acabou ficando fora de todo o restante da temporada. O outro envolvido no acidente, Raphael Matos, não sofreu nada de mais grave.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host