UOL Esporte Fórmula 1
 
06/01/2010 - 08h21

Ecclestone diz que retorno de Briatore à Fórmula 1 seria 'bem-vindo'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Flavio Briatore teve anulada a punição de afastamento da categoria por planejar o acidente com Nelsinho Piquet no Grande Prêmio de Cingapura de 2008 na terça-feira, após decisão da Justiça francesa. Mas o ex-chefe da Renault teve outra grande notícia nesta quarta-feira. Ele ganhou um importante aliado, Bernie Ecclestone. O inglês, detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, disse que o retorno de Briatore à categoria seria “bem-vindo”.

No entanto, o italiano já adiantou que não pensa em voltar à Fórmula 1 e criticou a postura de Max Mosley, ex-presidente da FIA. Por outro lado, Bernie Ecclestone, amigo pessoal de Briatore, demonstrou seu apoio e afirmou, após a decisão da Justiça, que torce para a sua volta ao paddock, mas não está certo se isso irá acontecer neste momento.

“Ele será bem-vindo se voltar. Ele é um grande personagem da Fórmula 1, mas não tenho certeza se quer isso agora”, disse o inglês em entrevista ao jornal Express. “Disse que nem assassinos devem ter sentenças por toda a vida atualmente, e Justiça parece concordar”.

Ecclestone revelou também que Briatore está feliz por ter conquistado a vitória na Justiça francesa. O ex-dirigente da Renault também receberá uma indenização de 15 mil euros por perdas e danos, bem menos do que a quantia que reivindicava, de 1 milhão. “Ele está feliz por ganhar, é claro. Mas é difícil para alguém voltar após ser punido por ter feito algo errado”, explicou.

A imprensa inglesa especula que Briatore dará mais atenção e tempo para o Queens Park Rangers, time que disputa a segunda divisão do futebol inglês. O italiano é acionista e parceiro de Ecclestone e do magnata indiano Lakshmi Mittal no clube.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reagiu à decisão da Justiça Francesa de anular a punição de afastamento de Briatore e divulgou nota oficial afirmando que pode apelar e dar sequência à batalha judicial. "Faremos de tudo para garantir que nenhuma pessoa que tenha participado de atividades perigosas ou atos de engano intencional possa disputar a F-1 no futuro", disse o comunicado.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host