UOL Esporte Fórmula 1
 
03/02/2010 - 09h05

Virgin apresenta detalhes de carro para a temporada 2010 da Fórmula 1

Das agências internacionais
Em Londres (ING)

A Virgin Racing revelou nesta quarta-feira os detalhes do carro que marcará a estreia da escuderia na Fórmula 1. Com o brasileiro Lucas Di Grassi e o alemão Timo Glock, a equipe apresentou o modelo VR-01, que não entrou para a pista na primeira sessão oficial de treinos, realizada em Valência.

Apesar de estar de fora dos testes no circuito Ricardo Tormo, a Virgin está confirmada para a segunda data de treinos oficiais na F-1. Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em Jerez de la Frontera, o carro da escuderia estreante irá mostrar seu potencial dentro da pista.

No entanto, os carros da Virgin Racing poderão fazer uma prévia de testes nesta quinta e sexta-feira. As sessões estão marcadas para acontecer em Silverstone, na Inglaterra. Pelo menos em um detalhe, a escuderia baseada na Inglaterra já saiu na frente: é a primeira novata a apresentar o seu carro.

VEJA O LANÇAMENTO DO CARRO DA VIRGIN

“O carro é incrível”, disse Di Grassi durante o evento de apresentação do modelo. Glock também foi só elogios ao design do carro. “A primeira impressão...É que temos um carro realmente interessante”, disse o alemão.

O ponto alto é que o carro foi desenvolvido utilizando uma tecnologia virtual, a CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluido Computacional, um avançado programa que simula as condições que normalmente são testadas em túnel de vento), inaugurando uma nova tendência na Fórmula 1.

Di Grassi considera que ainda há a evoluir, mas que a equipe já deu um grande passo. "O design é bem parecido com o das equipes que já estão treinando. O carro foi feito no CFD, e tem um layout bem agressivo. Ficou muito bonito", elogiou Lucas. "Sem dúvida, o conceito geral do carro é positivo. Para uma equipe que construiu um carro destes partindo do zero, é de certa forma incrível chegarmos com o projeto neste estágio", avaliou.

Di Grassi, que fará sua etsreia na Fórmula 1, acompanhou todo o processo desde o início e afirmou que já até deu seus palpites sobre o que acha melhor no carro com a experiência adquirida como piloto de testes da Renault.

"Participei passo a passo e, como piloto, tanto eu como o Timo (Glock) pudemos apontar algumas coisas que gostaríamos individualmente no carro. Dei minhas opiniões sobre o volante, por exemplo, do posicionamento de certos comandos, de onde prefiro que estejam, bem como os pedais. Foi um processo muito interessante, ver como um carro de Fórmula 1 é construído a partir do zero".

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host