O F10 traz inovações para a Ferrari voltar a brigar pelo título, após ano magro na temporada 2009
Com um carro que não andou o que era esperado da Ferrari em 2009, a escuderia italiana trabalhou forte durante a temporada para desenvolver seu modelo de 2010 e voltar a brigar pelo título. Um dos trunfos do F10 pode ser o motor, que tem um ângulo diferente do usual debaixo da carenagem vermelha do time.
Segundo La Gazzetta dello Sport, a diferença fundamental do novo carro da Ferrari é que o motor V8 da escuderia é posicionado com um ângulo de 3,5 graus. Com isso, há uma maior incidência de ar passando pelo novo difusor duplo do modelo.
A inspiração para isso vem de longe. Em 1979, a Arrows A2 apresentou inovação semelhante, inspirando os ferraristas três décadas depois.
“A nova Ferrari tem uma solução mecânica muito interessante. A maior parte dos segredos está escondida debaixo da carenagem”, afirmou o diretor técnico Aldo Costa, ao jornal italiano.
Espera-se que Felipe Massa e o bicampeão mundial Fernando Alonso possam ganhar alguns décimos com isso. O difusor é outra estrutura fundamental para o sucesso nesta temporada.
“No F10, o difusor é mais largo e mais eficiente em comparação às outras temporadas”, acrescentou Nikolas Tombazis, designer da Ferrari. “Para maximizar a performance, nós revisamos a traseira, para haver uma melhor integração dos componentes.”
Com seu novo carro, a Ferrari dominou a primeira sessão de testes coletivos, na semana passada. Fernando Alonso fez o melhor tempo na tabela agregada de Valência.
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