UOL Esporte Fórmula 1
 
10/02/2010 - 14h53

FIA 'avisa' que novatas serão punidas caso se ausentem de alguma prova

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Presidente da FIA, Jean Todt confirmou recentemente que o Pacto de Concórdia permite que uma equipe se ausente de até três corridas na temporada sem perder sua vaga no grid, mas isso não significa que o time não receberá alguma punição se não for capaz de alinhar em alguma prova.

Em nota publicada nesta quarta-feira, a entidade procurou esclarecer o assunto, e deixou subentendido que o time que ‘faltar’ a uma corrida não será poupado de algum tipo de punição.

“A FIA gostaria de fazer um esclarecimento: Do ponto de vista esportivo do regulamento, as equipes inscritas na competição são obrigadas a participar de todas as corridas da temporada. Qualquer ausência, mesmo que em apenas uma prova, se configuraria em uma infração no Pacto de Concórdia e no regulamento da FIA”, declarou a entidade máxima do automobilismo.

O direito de perder três corridas seria uma vantagem para as equipes Campos, do brasileiro Bruno Senna, e USF1, novatas que enfrentam problemas financeiros e, aparentemente, não serão capazes de alinhar na primeira corrida do ano, no Bahrein.

A incerteza em torno dessas equipes abriu precedentes para que a Stefan GP, equipe que adquiriu o espólio da Toyota após a empresa japonesa abandonar a F-1, pressione ainda mais para que a FIA aceite sua entrada na categoria.

No entanto, Jean Todt, presidente da entidade, já revelou que, caso Campos ou USF1 fiquem de fora do Mundial, isso não significa que a vaga esteja garantida para a Stefan GP. "Na versão final do Pacto de Concórdia, está escrito que uma equipe pode faltar em três corridas. Mas, se uma não conseguir ir, não é garantido que outra entrará. Esta decisão é da FIA", destacou Todt.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host