UOL Esporte Fórmula 1
 
Cristina Quicler/AFP

Alonso manobra Ferrari para o primeiro dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez

10/02/2010 - 14h08

Tempo "seco" garante Rosberg à frente na chuva de Jerez; Red Bull decepciona

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com um dos poucos tempos anotados com pista seca, Nico Rosberg, da Mercedes, terminou na frente no primeiro dia de testes coletivos, marcados pela chuva, em Jerez. Cercada de expectativa pelo lançamento de seu novo carro, a Red Bull foi a maior decepção do circuito espanhol, com problemas e poucas voltas completadas.

VEJA OS MELHORES TEMPOS EM JEREZ

Nico Rosberg (Mercedes) 1min20s927
Sébastien Buemi (Toro Rosso) 1min22s243
Nico Hulkenberg (Williams) 1min22s285
Fernando Alonso (Ferrari) 1min22s895
Kamui Kobayashi (Sauber) 1min23s787
Jenson Button (McLaren) 1min24s947
Vitantonio Liuzzi (Force India) 1min24s968
Vitaly Petrov (Renault) 1min25s440
Mark Webber (Red Bull) 1min26s502
Timo Glock (Virgin) 1min38s734

O excesso de água na pista comprometeu as aguardadas avaliações. Pela primeira vez, as principais escuderias estariam juntas na pista, já que os austríacos apresentaram o seu RB6 nesta quarta-feira. Só que o mau tempo foi tão forte que Fernando Alonso, que testou pela Ferrari, chegou a correr com pneus de chuva intensa.

O resultado foi a manutenção dos melhores tempos do início do dia. A lista que tem Nico Rosberg (1min20s927 com a Mercedes), Sébastien Buemi (1min21s031 com a Toro Rosso), Nico Hulkenberg (1min22s043 com a Williams), Fernando Alonso (1min22s895 com a Ferrari) e Kamui Kobayashi (1min23s287 com a BMW/Sauber) entre os primeiros é toda dos primeiros 45 minutos de treino.

O líder do dia, porém, preocupou sua equipe nos minutos finais da sessão. Com pouco mais de 15 minutos para o fim dos testes, Rosberg parou na pista com problemas mecânicos. A bandeira vermelha erguida para a retirada do carro do alemão acabou encerrando o dia.

Muitas escuderias evitaram voltas rápidas quando a quantidade de água era mais intensa. A Virgin, primeira novata a participar dos testes coletivos, passou a maior parte da manhã com Timo Glock nos boxes, aguardando melhores condições. Depois de algumas voltas de instalação, o alemão fez o tempo de 1min38s734 somente no fim do dia.

RED BULL LANÇA NOVO CARRO PARA 2010

  • Divulgação

    Equipe foi vice ano passado com Sebastian Vettel

Na parte da tarde, as equipes chegaram a andar por volta de 1min30s, muito acima dos melhores tempos. Alonso e Hulkenberg foram os que chegaram mais perto dos tempos da manhã, com voltas que chegaram em 1min28s. A Force India, que assim como a Virgin andou pela primeira vez, também saiu contente com o resultado.

“Os tempos melhoraram um pouco na chuva em relação ao que estavam antes. Fomos um pouco melhores que Buemi e Kobayashi, de Toro Rosso e Sauber, respectivamente”, disse a escuderia, por meio de seu Twitter.

A Red Bull, uma das mais aguardadas do dia, ficou abaixo das expectativas, mesmo na chuva. Pilotado por Mark Webber, o novo carro da escuderia vice-campeã de construtores do ano passado ficou com o nono melhor tempo (1min26s502) e chegou a parar na pista. Segundo o australiano, houve um vazamento de óleo e a equipe ainda não sabe se a causa é o motor ou o sistema hidráulico.

Vitaly Petrov, que foi questionado nos últimos dias por supostamente não ter pago o valor prometido à Renault por sua vaga, também esteve na pista. O russo fez sua melhor volta em 1min25s440, e ficou à frente apenas de Mark Webber, da Red Bull.

A previsão para a próxima quinta-feira em Jerez é animadora para as equipes, com clima seco, sem chuvas, e temperatura por volta dos 15ºC. Na sexta, porém, o mau tempo deve voltar a incomodar os testes da Fórmula 1.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host