UOL Esporte Fórmula 1
 
Miguel Angel Morenatti/AP Photo

Massa é auxiliado por mecânicos da Ferrari durante os testes em Jerez de la Frontera

12/02/2010 - 14h05

Brasileiros estreiam com chuva em Jerez e Alguersuari lidera no "seco"

Do UOL Esporte
Em Sâo Paulo

A chuva voltou a atrapalhar as avaliações das equipes nos testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez, na Espanha. No primeiro dia dos brasileiros na pista, o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, fechou com a melhor volta, obtida antes do mau tempo, enquanto as demais escuderias aproveitaram para aumentar a quilometragem de seus carros.

Rubens Barrichello, Felipe Massa e Lucas di Grassi tiveram suas primeiras chances de guiar em Jerez, mas não se destacaram. O piloto da Williams chegou a rodar na parte da manhã, enquanto o ferrarista só chamou a atenção à tarde, na chuva. O novato da Virgin, por sua vez, correu pouco por causa dos problemas da sua equipe com a reposição de parte de seu bico, quebrado no treino de ontem por Timo Glock.

As condições da pista ficaram complicadas na parte da manhã, logo após os pilotos marcarem seus primeiros tempos rápidos. Naquele momento, Alguersuari tinha 1min19s919, seguido por De La Rosa (1min20s736, com a BMW/Sauber), Adrian Sutil (1min21s428, com a Force Índia) e Felipe Massa (1min21s603, com a Ferrari).

O resultado do espanhol, apesar de não ser conclusivo pela chuva, é o melhor da semana. O tempo anterior era do japonês Kamui Kobayashi, que na última quinta-feira fez 1min19s950 com a Sauber.

Só que o excesso de água complicou os engenheiros. O primeiro a acusar as dificuldades foi Rubens Barrichello, que errou e rodou na pista logo após Alguersuari marcar o melhor tempo. O incidente causou a segunda bandeira vermelha do dia em Jerez (a primeira tinha sido de De La Rosa).

VEJA OS MELHORES TEMPOS EM JEREZ

Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1min19s919
Pedro de la Rosa (Sauber) 1min20s736
Adrian Sutil (Force India) 1min21s428
Felipe Massa (Ferrari) 1min21s603
Sebastian Vettel (Red Bull) 1min21s783
Vitaly Petrov (Renault) 1min22s000
Nico Rosberg (Mercedes) 1min22s820
Rubens Barrichello (Williams) 1min23s217
Lewis Hamilton (McLaren) 1min23s985
Lucas di Grassi (Virgin) 1min37s107

O trabalho do dia para a Williams, no entanto, foi proveitoso. Com mais de 120 voltas completadas, Rubinho estendeu a quilometragem do seu novo carro, maior objetivo da escuderia inglesa para o dia. Sempre com o tanque cheio, o brasileiro ficou longe dos melhores tempos, encerrando com 1min23s217.

Já Felipe Massa não precisa dizer o mesmo. Apesar de ter guiado mais que a média dos pilotos, o ferrarista cresceu na parte da tarde e fez bons tempos na pista molhada com pneus intermediários. As marcas por volta de 1min29s ficaram próximas dos tempos obtidos por Fernando Alonso, nas mesmas condições, na quarta.

Como Hamilton e Rosberg também não andaram na frente (nono e sétimo, respectivamente) com McLaren e Mercedes, respectivamente, a pista ficou livre para as equipes menores. Sauber e Toro Rosso, pelo segundo dia seguido, ficaram com as primeiras posições.

A Force India, que na última quinta tinha surpreendido com Vitantonio Liuzzi na quinta posição, foi ainda mais longe com Adrian Sutil, o terceiro desta sexta. O alemão, no entanto, assustou os engenheiros no fim da sessão ao parar na pista, mas foi alertado de que se tratavam de problemas elétricos, aparentemente simples. 

Pela primeira vez na pista espanhola, Sebastian Vettel conseguiu levar a Red Bull para os primeiros lugares pela primeira vez. O carro de Adrian Newey ficou com o quinto melhor tempo do dia (1min21s783), resultado bem superior à nona colocação de Mark Webber na última quinta.

Di Grassi, por sua vez, sofreu em seu primeiro treino oficial como piloto de Fórmula 1. A demora para a reposição de parte do bico de sua Virgin o forçou a entrar na pista somente no período da tarde, quando o circuito já estava molhado. Com poucas voltas, o brasileiro fez 1min37s107, cerca de cinco segundos atrás da média dos demais concorrentes.

O novato deve, no entanto, ter mais chances de melhoras no próximo sábado, quando a previsão é de estabilidade no clima, com alguma chance de garoa no período da tarde. Mais uma vez, Felipe Massa, Rubens Barrichello e Lucas di Grassi devem pilotar.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host