UOL Esporte Fórmula 1
 
07/03/2010 - 15h53

Próximo de retorno às pistas, Massa ameniza críticas às equipes novatas

Rubens Lisboa
Em São Paulo

Depois de causar polêmica em declaração a um jornal italiano, em que reclamou da forma como as novas equipes entraram na categoria, andando muito atrás das principais escuderias, o piloto brasileiro Felipe Massa amenizou a situação neste domingo, em São Paulo, e negou as críticas durante evento realizado no Campeonato Paulista de Velocidade.

"Eu li que tinha falado mal das equipes novas e não falei mal de ninguém. Eu só falei que se você olhar uma equipe como as duas novas que estavam treinando em Barcelona, a dificuldade de tempo foi muito grande e espero que não aconteça isso, não estou dizendo que é ruim para a gente, mas e ruim para eles também. Não quer dizer que eu seja contra a entrada de equipes novas, pelo contrário, eu sou a favor, quanto mais carros correndo, melhor", afirmou Felipe Massa.

Uma semana antes de voltar a pilotar em um GP de Fórmula 1 depois de quase oito meses afastado das pistas, o brasileiro Felipe Massa participou de um evento no autódromo de Interlagos, em São Paulo, usando o modelo da temporada 2008, quando venceu no Brasil e foi vice-campeão mundial. Ao lado do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi e do ex-piloto de testes da Ferrari Luciano Burti, Felipe Massa pôde fugir do que está habituado, dando algumas voltas pela pista com direito a fazer fumaça derrapando o carro na linha de chegada.

Companheiro do alemão Michael Schumacher na Ferrari durante a temporada de 2006, a última em que o heptacampeão correu antes de se aposentar, Felipe Massa ainda não se acostumou em vê-lo utilizando um macacão com cores diferentes do vermelho pelo qual foram vencidos cinco títulos mundiais.

"É muito estranho ver o Schumacher pilotando outro carro e não uma Ferrari, que a gente acostumou a ver nos últimos anos de ele disputar, vencer e ganhar. É muito estranho. E ele guiando com outro carro dá ainda mais vontade de chegar à frente dele", brincou o piloto brasileiro da Ferrari.

Com quatro semanas de testes na Espanha, passando pelas pistas de Valência, Jerez de la Frontera e Barcelona, Massa já conseguiu se adaptar para as novidades da categoria, como o fim do reabastecimento, que altera a estratégia das equipes durantes as provas. A Ferrari foi a equipe que mais percorreu as pistas espanholas, o que pode facilitar na adaptação, mas o brasileiro não descarta surpresas.

"As surpresas sempre podem acontecer. Alguma equipe que conseguir trazer cartas novas, aerodinâmica, pode ter, sem dúvida. Nos treinos de Barcelona a gente não viu nenhuma surpresa, estava todo mundo brigando por dois ou três décimos de segundo. Por isso a gente não pode se acomodar e precisa continuar desenvolvendo. Espero também que as equipes novas consigam entrar num ritmo para desenvolver bem o carro", disse Felipe Massa, que embarca ainda neste domingo para o Bahrein, onde corre a etapa de abertura da temporada da F-1.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host