UOL Esporte Fórmula 1
 
08/03/2010 - 07h00

Equilíbrio em números não impede favoritismo da Ferrari no paddock

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

Os números da pré-temporada, como mostra o infográfico do UOL Esporte, apontam um equilíbrio entre McLaren, Ferrari e Red Bull, até com ligeira vantagem para os britânicos. A despeito das estatísticas, porém, parte dos pilotos aponta os italianos como favoritos para a conquista do título da Fórmula 1 em 2010.

INFOGRÁFICO MOSTRA OS DADOS DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1

  • Arte UOL

O discurso não é contundente, mas sintomático no circo da F-1. Em diferentes momentos da pré-temporada, Michael Schumacher, Rubens Barrichello e Mark Webber, entre outros, elegeram a Ferrari como a mais equilibrada do grid.

“É muito cedo para falar sobre as possibilidades de cada um. Vou ter os pés no chão, mas estou em uma equipe boa e em um momento fantástico da Fórmula 1. A Ferrari foi bem nos primeiros testes, mostrou um bom carro e saiu na frente. É a favorita por enquanto”, disse o brasileiro da Williams.

“Muitos times parecem estar competitivos, mas a dupla da Ferrari neste momento parece a que está mais próxima do objetivo”, disse Michael Schumacher.

Fernando Alonso, por sua vez, declarou que nunca guiou um carro melhor do que o deste ano. O resultado é um favoritismo da equipe e do próprio espanhol, que lideram as apostas em sites especializados por todo o mundo, tanto para o campeonato como para o GP do Bahrein, que abre a temporada.

Os números, porém, mostram um panorama muito mais equilibrado. Apesar de ter dominado em Valência, quando conseguiu os tempos mais rápidos nos três dias de testes, a Ferrari não voltou a liderar nenhuma das 12 sessões seguintes.

McLaren e Red Bull também conseguiram terminar três vezes na ponta, sendo que os britânicos foram os mais rápidos em Jerez e Barcelona. O time de Jenson Button e Lewis Hamilton ainda foi o que conseguiu mais “pódios”. Foram oito dias entre os três melhores, contra sete de Ferrari e Sauber.

A aposta no favoritismo italiano é baseada no ritmo apresentado em determinadas condições. Em meio aos testes com diversas quantidades de combustível, a Ferrari apresentou bons tempos em sequências de voltas mais longas, dando a entender que teria um rendimento acima da média nas corridas.

*Por Guga Fakri, Gustavo Franceschini e Rubens Lisboa

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host