UOL Esporte Fórmula 1
 
10/03/2010 - 12h32

Massa lembra de acidente e ressalta melhora da segurança na Fórmula 1

Das agências internacionais
Em Doha (Qatar)

O brasileiro Felipe Massa afirmou nesta quarta-feira que não teria sobrevivido ao acidente que sofreu durante o treino de classificação para o Grande Prêmio da Hungria, em julho do ano passado, se o fato tivesse ocorrido há 15 anos.

PREPARATIVOS PARA O GP DO BAHREIN

  • Gero Breloer/AP

    Alonso anda de bicicleta pela pista de Sakhir, no Bahrein, onde ocorre o primeiro GP da temporada

Massa foi atingido na cabeça por uma mola que saiu do carro de Rubens Barrichello e após desmaiar bateu fortemente contra uma barreira de pneus, sofrendo fraturas no crânio e precisando fazer cirurgias no local. Com isso ele perdeu o restante da temporada.

"A segurança na Fórmula 1 melhorou imensamente. Se tivesse acontecido esse acidente há 15 anos, eu teria ficado em uma condição pior do que no ano passado. Depois do que aconteceu ao Ayrton Senna (morto em acidente em 1994), a segurança na Fórmula 1 está cada vez melhor, dentro do carro e no circuito também. Agora estou 100% pronto, minha recuperação foi boa e rápida", disse o piloto brasileiro no autódromo de Sakhir, no Bahrein.

Desde 2002 correndo na principal categoria do automobilismo mundial, Felipe Massa tem 11 vitórias, 28 pódios e 115 corridas disputadas. Aos 29 anos, o piloto afirma que o acidente sofrido lhe mudou, mas não tirou o seu desejo de vencer o campeonato.

"Foi uma mudança, uma experiência de vida para mim. Eu aprendi muito sobre a vida e sobre mim mesmo e me recuperei do acidente” disse Massa. “Eu fiquei mentalmente mais forte durante minha recuperação e estou feliz com a volta por cima de um momento difícil da minha vida", completou.

Em seu retorno às pistas de Fórmula 1, Felipe Massa mostra motivação para buscar o título perdido na temporada de 2008.

"Eu espero que possa vencer (o campeonato). Temos um carro muito bom, que é rápido e consistente. Fizemos um bom trabalho nos testes. Será difícil por causa da mudança de regras, mas estou muito motivado na nova temporada. Espero que seja a minha temporada", disse Felipe Massa.

Para o piloto brasileiro é impossível fazer comparações entre o carro com que a Ferrari disputou o campeonato do ano passado com o da estreia no Grande Prêmio do Bahrein.

"(O carro) É rápido e consistente. Você não pode comparar esse carro com o do ano passado. É completamente diferente porque as regras mudaram. Neste ano vamos usar apenas oito motores durante 19 corridas. Há duas corridas a mais nesta temporada, mas o número de motores é o mesmo do ano passado", disse Felipe Massa.

Além de seu retorno, Massa verá nesta temporada a volta de seu ex-companheiro Michael Schumacher à categoria, o que poderia ter ocorrido no ano passado pela Ferrari, quando o alemão chegou a ser anunciado para substituir o brasileiro.

"Será bom ver ele correndo novamente. Ele está voltando aos 41 anos, obviamente está muito motivado para ir bem. Sabemos que ele é bom e corre bem. Ele é realmente é um grande talento, luta em todas as corridas, mas eu espero que ande atrás de mim e não na minha frente", brincou Massa.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host