UOL Esporte Fórmula 1
 
AP Photo/Ben Curtis

Massa (e) e Alonso, da Ferrari, acenam junto a Vettel, pole position no Bahrein

13/03/2010 - 09h01

Vettel marca a pole position no Bahrein; Massa bate Alonso e sai em 2º

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Apesar de tantas mudanças dentro e fora das pistas, a Fórmula 1 2010 começou como a temporada anterior acabou. Neste sábado, a Red Bull, potência das corridas finais de 2009, mostrou ser uma das forças para este Mundial e fez com o alemão Sebastian Vettel a pole position para a prova de abertura do ano, realizada no Bahrein. A largada será às 9h (horário de Brasília), e a disputa terá acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

Vettel cravou o melhor tempo com 1min54s101. Completa a primeira fila o brasileiro Felipe Massa, de volta após o forte acidente de 2009, que bateu Fernando Alonso por quatro décimos na briga interna da Ferrari. O espanhol sai na terceira colocação.

Já Michael Schumacher segue mais lento que o companheiro de Mercedes GP Nico Rosberg (5º), e larga em 7º.

Com quatro campeões mundiais e todas as suas estrelas no Q3, a sessão de classificação que reúne os dez mais velozes e define as primeiras posições do grid de largada, Vettel mostrou o bom acerto da Red Bull, superando outras favoritas.

Além de Ferrari e Mercedes, a McLaren também ficou para trás: Lewis Hamilton foi quarto e Jenson Button, atual campeão, sai em oitavo, apenas.

CONFIRA O GRID DE LARGADA

PILOTO - EQUIPE TEMPO
1. S. Vettel (ALE) - Red Bull 1min54s101
2. F. Massa (BRA) - Ferrari 1min54s242
3. F. Alonso (ESP) - Ferrari 1min54s608
4. L. Hamilton (GBR) - McLaren 1min55s217
5. N. Rosberg (ALE) - Mercedes 1min55s241
6. M. Webber (AUS) - Red Bull 1min55s284
7. Schumacher (ALE) - Mercedes 1min55s524
8. J. Button (GBR) - McLaren 1min55s672
9. R. Kubica (POL) - Renault 1min55s885
10. A. Sutil (ALE) - Force India 1min56s309
11. Barrichello (BRA) - Williams 1min55s330
22. Di Grassi (BRA) - Virgin 2min00s587
23. B. Senna (BRA) - Hispania 2min03s240

“Foi uma grande surpresa, porque nos testes de inverno ninguém sabia as condições das outras equipes. Será uma longa prova. Não um ‘sprint’, mas uma prova de resistência”, definiu Vettel, que parabenizou Massa pelo retorno. “Tenho muito respeito pelo que ele fez. É muito bom tê-lo de volta.”

Já Massa festejou dizendo que sabia que teria grandes chances de ser competitivo novamente, após o grave acidente em que uma mola atingiu seu capacete nos treinos do GP da Hungria de 2009.

“Foi um ótimo retorno, depois de tudo o que aconteceu em 2009. Nunca imaginei voltar aqui e não ser o que eu era antes”, disse Massa, em entrevista ao Tazio.

Nas duas primeiras partes do treino, Lucas Di Grassi e Bruno Senna apresentaram evolução com seus carros, mas saem em 22º e 23º, respectivamente.

Já Rubens Barrichello, em sua primeira prova pela Williams, larga em 11º, tendo ficado muito próximo da classificação ao Q3. Ele ao menos conseguiu superar o companheiro Nico Hulkenberg, novato que havia sido mais veloz nos treinos livres de sexta-feira no Bahrein, no consolidado das duas sessões feitas.

O TREINO

O brasileiro Lucas Di Grassi foi o primeiro a entrar na pista no Q1 e registrar tempo, após um problema hidráulico pela manhã. Com seu carro da Virgin Racing, o objetivo foi também usar o treino para seguir ajustando o modelo, pouco testado na pré-temporada. Ele fez de início 2min02s131, superando o que atingira na sexta-feira.

No entanto, foi Alonso o primeiro piloto de ponta no asfalto, já levando os tempos para a casa de 1min55s no Q1, que elimina sete carros. Logo em seguida, Massa já passou à frente do novo companheiro de Ferrari.

OPINIÃO DOS BLOGUEIROS

'Agora já podemos ter uma visão melhor das forças. Red Bull e a Ferrari são as mais fortes na briga pela vitória no Bahrein'
'É a 6ª pole da carreira e, certamente, apenas a primeira em 2010. Vettel é fortíssimo candidato ao título, com o melhor pacote carro-piloto de hoje'

Ao fim dos 15 minutos, o mais veloz foi Alonso, recuperando a primeira colocação nos segundos finais. Como era esperado, Virgin e Hispania não conseguiram passar do Q1, deixando Lucas Di Grassi, em 22º, seguido por Bruno Senna. O indiano Karun Chandhok fez sua estreia, mas não deixou a última colocação.

“Nós tivemos a primeira oportunidade de fazer mudanças de acerto, mas passamos do ponto, então o carro estava muito difícil de pilotar. Tentamos fazer o máximo de voltas e com certeza o carro estará melhor amanhã”, disse Senna, à TV Globo.

Na segunda parte do treino, já apenas com equipes principais, Vettel saiu na frente. Mais uma vez, os pilotos foram em massa para a pista nos três minutos finais e novamente o alemão liderou.

Apesar das dificuldades, Schumacher e Button passaram com os dois piores tempos, respectivamente, enquanto Rubens Barrichello foi o 11º e ficou fora da sessão definitiva.

ENTENDA O TREINO

Os treinos classificatórios da F-1 estão divididos em três partes. A diferença em 2010 é no número de carros, que passou de 20 a 24. Agora são sete eliminados após os 15 minutos do Q1. O mesmo número de carros mais lentos fica fora após o Q2, sendo que o Q3 leva os dez mais velozes para a decisão das primeiras colocações da prova de domingo, em uma sessão de apenas dez minutos, quando os tempos estão zerados.

Já no Q3, a definição do grid começou com uma boa briga interna da Ferrari, com Fernando Alonso iniciando melhor a sessão em relação a Massa e liderando a cinco minutos do final, ficando provisoriamente com a pole position.

No entanto, Vettel voltou a mostrar que a Red Bull dará trabalho nesta temporada e não teve dificuldades para bater as Ferraris de Massa e Alonso. Já com cronômetro zerado, ele fez o tempo de 1min54s101 contra 1min54s242 de Massa. Schumacher, que só foi à pista nos minutos finais, cravou então o sétimo tempo e conseguiu ficar à frente de Button.

A abertura do Mundial de Fórmula 1 de 2010, no Bahrein, acontece às 9h deste domingo. O Placar UOL acompanha a corrida, ao vivo.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host