UOL Esporte Fórmula 1
 
18/03/2010 - 12h01

FIA obriga três equipes a redesenhar o difusor duplo para o próximo GP

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Três equipes serão obrigadas pela FIA a mudar o desenho de seus difusores duplos para o GP da Austrália na próxima semana. Segundo o El País, McLaren, Renault e Mercedes foram comunicadas pela entidade que seus carros podem ser considerados ilegais caso cheguem à Melbourne com a mesma peça usada na prova de abertura no Bahrein.

Ainda de acordo com o jornal espanhol, durante a primeira corrida do ano, o responsável técnico da FIA, Charlie Whiting, analisou todos os carros do grid e concluiu que essas escuderias interpretaram de forma muito radical as regras que se referem à peça, encarregada de canalizar o fluxo de ar por baixo do carro.

No último sábado, dia em que Sebastian Vettel conquistou a pole position, o responsável pelo desenho dos carros da Red Bull, Adrian Newey, disse que tinha detectado irregularidades nos carros de alguns de seus concorrentes. “Não vou dizer nomes, só que a Ferrari não é um deles. Mas logo falaremos disso”, disse o projetista, considerado um dos profissionais mais talentosos da categoria.

No entanto, a McLaren se defendeu das acusações. “Foi criado um debate entre as equipes sobre o que vamos fazer. No nosso caso, o buraco usado para conectar o motor de arranque não é maior do que tinha no carro que ganhou o campeonato do ano passado, e não é maior do que os de outros carros no grid”, disse Martin Whitmarsh, chefe da equipe inglesa.

A polêmica sobre os difusores duplos vêm desde o ano passado, quando a Brawn GP inovou com a peça e teve grande vantagem sobre as adversárias no início do campeonato. As outras equipes protestaram, mas tiveram de correr atrás do prejuízo e reprojetar seus carros depois que a FIA aprovou o projeto revolucionário de Ross Brawn. O conceito do difusor duplo gera tanta polêmica que a peça já está previamente proibida a partir da próxima temporada.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host