UOL Esporte Fórmula 1
 
AP Photo/Rob Griffith

Vettel larga na frente, com Webber em segundo e Alonso em terceiro

27/03/2010 - 04h07

Red Bull domina treino na Austrália e Vettel faz sua 2ª pole seguida

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O alemão Sebastian Vettel conquistou na madrugada deste sábado a sua segunda pole position seguida na temporada, ao ser o mais rápido no treino classificatório para o GP da Austrália, que terá largada às 3 horas (de Brasília) de domingo. Confirmando o domínio da Red Bull, o australiano Mark Webber ficou em segundo lugar – não foi desta vez que ele conseguiu comemorar diante da torcida.

“Vamos mostrar a eles”, exclamou Vettel no rádio de comunicação com a equipe. Foi um desabafo após sair na frente no Bahrein e chegar apenas em quarto lugar na primeira corrida do ano. “O Mark está correndo em casa, então é um pouco engraçado, porque ele fez a pole na Alemanha no ano passado e agora estou me vingando”, brincou o alemão.

Felipe Massa continuou mais lento do que Fernando Alonso na Ferrari, assim como já vinha acontecendo nos treinos livres. O brasileiro vai largar em quinto lugar, enquanto o espanhol sai na terceira posição.

CONFIRA O GRID DE LARGADA

1. Vettel (ALE) - Red Bull - 1min23s919
2. Webber (AUS) - Red Bull - 1min24s035
3. Alonso (ESP) - Ferrari - 1min24s111
4. Button (GBR) - McLaren - 1min24s675
5. Massa (BRA) - Ferrari - 1min24s837
6. Rosberg (ALE) - Mercedes - 1min24s884
7. Schumacher (ALE) - Mercedes - 1min24s927
8. Barrichello (BRA) - Williams - 1min25s217
9. Kubica (POL) - Renault - 1min25s372
10. Sutil (ALE) - Force India - 1min26s036
22. Di Grassi (BRA) - Virgin - 1min30s185
23. Senna (BRA) - Hispania - 1min30s526

Já o brasileiro Rubens Barrichello deixou Hamilton fora da briga pela pole e conseguiu arrancar o oitavo lugar no grid de largada, bem ao lado de seu ex-companheiro Michael Schumacher, sétimo colocado.

“O problema é que o primeiro treino estava bem quente. Na temperatura alta, eu estava muito bem. Esfriou muito, agora está super frio, e não consegui encontrar o grip do pneu. O jeito dele (Alonso) guiar e o acerto ideal fez com que ele conseguisse aquecer melhor os pneus”, explicou Massa à TV Globo após o treino.

Sob constantes ameaças de chuva em Melbourne, Hamilton mostrou que está realmente com uma nuvem negra sobre ele. Após liderar os treinos de sexta, ele foi multado e teve o carro de passeio guinchado em Melbourne por excesso de velocidade. E, logo no treino de classificação, tomou a estratégia errada e acabou ficando no Q2 – vai largar em 11º.

O campeão de 2008, assim como Massa, também reclamou da falta de aderência.

“Simplesmente não fui rápido o bastante”, admitiu Hamilton à BBC. “Sentia que estava tirando tudo do carro, mas eu não tive mais aderência nos pneus. Foi ruim, mas nós podemos fazer uma boa corrida mesmo assim”, completou.

O treino

Na primeira parte, os seis pilotos das equipes estreantes travaram uma disputa à parte, pois já era sabido que eles ficariam fora do resto da disputa. Bruno Senna superou Chandhok na Hispania mais uma vez, e vai largar em penúltimo. Já Lucas di Grassi perdeu de novo o duelo particular com Glock na Virgin, e sai em 22º. Na Lotus, Kovalainen levou a melhor sobre Trulli.

ENTENDA O TREINO

Os treinos classificatórios da F-1 estão divididos em três partes. A diferença em 2010 é no número de carros, que passou de 20 a 24. Agora são sete eliminados após os 15 minutos do Q1. O mesmo número de carros mais lentos fica fora após o Q2, sendo que o Q3 leva os dez mais velozes para a decisão das primeiras colocações da prova de domingo, em uma sessão de apenas dez minutos, quando os tempos estão zerados.

O azarado que se juntou a esse grupo inferior foi o russo Vitaly Petrov, da Renault. Na ponta, o alemão Sebastian Vettel já era o mais rápido. Massa se classificou em sétimo com boa diferença atrás de Alonso, e Barrichello repetia a 11ª posição do treino do Bahrein e da última sessão livre da Austrália.

Na segunda parte do treino, o brasileiro da Williams cumpriu o objetivo de entrar no grupo dos dez primeiros colocados. Ficou em nono e avançou à disputa pela pole, tirando a vaga de Lewis Hamilton. O inglês, que dominou os treinos livres de sexta-feira, decepcionou e viu seu companheiro de McLaren, Jenson Button, avançar em quarto lugar.

Na parte final do treino, a Red Bull continuou mais rápida e Vettel dominou a disputa desde o começo, com o tempo de 1min23s919, seguido por Webber. Alonso continuou com um ajuste melhor que o de Massa e segurou a terceira colocação, enquanto Button manteve o quarto lugar. Massa vai largar em quinto, e, na Mercedes, Rosberg voltou a superar Schumacher – obteve a sexta posição, logo à frente do heptacampeão. Barrichello, Kubica e Sutil completaram os dez primeiros postos.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host