UOL Esporte Fórmula 1
 
AFP PHOTO/William WEST

Logo na largada, a corrida de Melbourne mostrou que seria muito movimentada

29/03/2010 - 10h39

Após "pânico", equipes voltam atrás e pedem calma para mudança de regras

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Dois dias depois da corrida de abertura da temporada no Bahrein, a Fota (Associação das Equipes de F-1) se reuniu para discutir a possibilidade de mudar as regras da competição ainda este ano, para evitar provas como a de Sakhir, considerada “chata” por muitos chefes de equipe e pilotos.

HAMILTON DISPARA CONTRA A MCLAREN

  • EFE

    Lewis Hamilton terminou o GP da Austrália em sexto lugar, mas foi um dos principais personagens da prova. Após largar em 11º, protagonizou a maior parte das brigas por posição, e também alguns toques. Depois da corrida, o inglês saiu dizendo que poderia ter feito pelo menos um segundo lugar caso a estratégia da McLaren fosse diferente. Por outro lado, o seu chefe Martin Whitmarsh rebateu as declarações dizendo que a estratégia da equipe foi a mais correta.

Porém, depois de uma corrida cheia de alternativas na Austrália, com chuva, acidentes, estratégias diferentes e, principalmente, ultrapassagens, as equipes voltaram atrás e, desta vez, disseram que a Fórmula 1 precisa de mais tempo para saber se alguma mudança no regulamento será necessária para melhorar o “show”.

A Fota irá se reunir na sexta-feira, na Malásia, para discutir as novas regras para o futuro. Porém, os chefes das três principais equipes no início desta temporada, Stefano Domenicali (Ferrari), Martin Whitmarsh (McLaren) e Chirstian Horner (Red Bull), acreditam que ainda é cedo para julgar quais atitudes precisam ser tomadas.

“Para resolver um problema técnico, uma vez que o que se viu hoje [domingo] não foi relacionado à parte técnica do carro, mas a uma situação que surgiu, precisamos nos concentrar no que realmente é preciso fazer, que é tornar o carro menos eficiente”, falou Domenicali, chefe de Felipe Massa e Fernando Alonso.

Para Whitmarsh, da McLaren, o que se viu em Melbourne não foi anormal, e as próximas corridas da temporada têm potencial de proporcionar a mesma emoção para os fãs. “Não acho que foi uma exceção. Em todas as temporadas, se você tem carros seguros, é ótimo ter chuva e circunstâncias adversas”, falou o chefe dos campeões mundiais Lewis Hamilton e Jenson Button.

“No Bahrein, não tivemos um início de ano empolgante, mas hoje [domingo] mostramos que podemos ter emoção quando as circunstâncias forem certas. Para quem assistiu, deve ter sido extremamente empolgante”, acrescentou Whitmarsh.

Christian Horner, da Red Bull, concordou que as condições climáticas foram fundamentais para a emoção vista na Austrália, mas acredita que é cedo para se pensar em mudanças. “Acho que o tempo foi um fator importante, com uma pista úmida no início da prova. Mas não é uma coisa que gostaria de ver em todos os GPs”, disse o comandante de Sebastian Vettel e Mark Webber.

“As corridas em Melbourne são sempre interessantes, e foi exatamente o que aconteceu hoje. Acho que seria um erro tomar alguma atitude com relação às regras com base em apenas duas corridas. Hoje tivemos uma prova interessante, bastante imprevisível”, completou Horner.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host