UOL Esporte Fórmula 1
 
Saeed Khan/AFP

Para o diretor técnico da Hispania, o carro da equipe não atende aos padrões da F-1

06/04/2010 - 12h49

Diretor técnico detona projeto do carro e cogita deixar equipe de Senna

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Na F-1, é raro ver um engenheiro dar uma declaração franca. Mas, quando foi perguntado sobre quais são os problemas do carro da Hispania após o GP da Malásia, o diretor técnico da equipe, Geoff Willis, falou por 26 minutos sem parar, de acordo com a revista eletrônica inglesa GP Week.

ALONSO CRITICA "CARTILHA" DA FIA

  • Srdjan Suki/EFE

    Alonso criticou a ideia da FIA de criar uma "cartilha de boas maneiras" para cada GP do ano. A intenção da entidade é evitar incidentes como o de Lewis Hamilton com a polícia de Melbourne

O engenheiro falou sobre todas as partes do carro, do bico ao aerofólio traseiro, e fez duras críticas ao projeto. Em uma de suas declarações, Willis inclusive cogitou deixar a equipe. “Tenho de considerar se é interessante para mim continuar com um time cujo carro ficará o tempo todo no fundo do grid”, chegou a dizer o atual diretor técnico da equipe de Bruno Senna e Karun Chandhok.

O carro da Hispania foi construído pela italiana Dallara, empresa respeitada no automobilismo internacional, mas o processo chegou a ficar parado por algum tempo por causa dos problemas financeiros que quase fizeram naufragar a participação da equipe espanhola na categoria.

No entanto, apesar das circunstâncias adversas, Willis disse que os resultados com o modelo F110 são simplesmente decepcionantes e não estão a altura dos níveis atuais da categoria. “Estou desapontado com o nível da engenharia do carro e acho que ele está longe dos padrões atuais da Fórmula 1”, falou.

“Agora podemos dizer que a culpa é do tempo curto, da falta de experiência, dos problemas financeiros, mas acho que no geral, mesmo levando esses fatores em consideração, estou decepcionado com o que vejo”, continuou Willis.

“Estou falando apenas da qualidade da construção do carro, da qualidade do design, do refinamento do desenho. Acho que estão faltando muitos detalhes que não teriam sido esquecidos por nenhuma pessoa que faz parte da categoria no momento”, criticou.

O chefe da equipe, Collins Kolles, não quis comentar as declarações do engenheiro, e disse apenas que Willis não estava criticando a equipe em si. Ainda não foi decidido se Willis, ex-diretor técnico da Red Bull, continuará na equipe.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host