UOL Esporte Fórmula 1
 
14/04/2010 - 09h54

Pilotos e equipes conseguem burlar restrição de uso do Twitter na China

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Nova obsessão entre equipes e pilotos da Fórmula 1, o microblog Twitter não pode ser utilizado durante o fim de semana do Grande Prêmio da China, em Xangai, em restrição feita pelo país asiático. Mas os chineses não têm conseguido o bloqueio para os estrangeiros, de acordo com o site F1SA.

Antes do início da temporada, várias personalidades da F-1 decidiram aderir ao sistema compacto de comunicação, incluindo pilotos como o indiano Karun Chandhok e o finlandês Heikki Kovalainen, equipes como Red Bull e Force India, além de dirigentes e jornalistas.

O governo chinês, que já bloqueava outras redes sociais na internet, estendeu a proibição ao Twitter no ano passado.

Entretanto, parece haver formas de burlar a proibição chinesa segundo o piloto indiano Karun Chandhok, da equipe Hispania. Ele afirma ter sido recebido no aeroporto de Xangai por três “fãs muito doces” que lhe deram dicas.

Equipes de Fórmula 1, pilotos e jornalistas também têm conseguido acesso ao microblog em Xangai. Não está claro como os cerca de 30 mil fiscais de internet chineses vão reagir contra as violações da lei de censura.

“Nós provavelmente vamos apenas buscar a ordem para a China (em 2010) e depois procurar uma solução adequada para o próximo ano”, afirma o operador de uma das contas das equipes de F-1.

Entre os pilotos brasileiros, Bruno Senna, Lucas Di Grassi e Rubens Barrichello possuem contas no microblog. O primeiro que postou mensagens de Xangai foi Di Grassi, que ainda estranhou o fato de sua conta estar funcionando. "Em Shanghai. Meu twitter tá funcionando? Acho que tá”, postou o brasileiro, que deixou outras três mensagens nesta quarta-feira.

Pouco mais tarde, Barrichello também postou uma mensagem, tranquilizando os fãs que poderiam estar preocupados por causa do terremoto que matou pelo menos 400 pessoas e deixou 10 mil feridos na província de Qinghai, no noroeste da China.

"Terremoto foi a 3000km de distância. Fora o frio, eu e paizão numa boa...abraço", escreveu o piloto da Williams, que está acompanhado pelo pai em Xangai. 

*Atualizado às 12h25

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host