UOL Esporte Fórmula 1
 
14/04/2010 - 07h01

Vencedor na China pode mudar histórico de equilíbrio da pista e da temporada

Guga Fakri
Em São Paulo

Com três pilotos diferentes vencendo as três primeiras corridas de 2010, a temporada deste ano igualou a marca de 1990, última vez em que isso aconteceu no início do campeonato. Fernando Alonso (Bahrein), Jenson Button (Austrália) e Sebastian Vettel (Malásia) foram os responsáveis pelo feito.

Agora, a Fórmula 1 chega à sua quarta etapa de 2010, o GP da China, que também nunca teve um vencedor repetido. Desde 2004, quando passou a fazer parte do calendário, foram seis corridas disputadas no circuito de Xangai, com seis pilotos diferentes subindo no lugar mais alto do pódio em cada uma delas.

Rubens Barrichello (2004), Fernando Alonso (2005), Michael Schumacher (2006), Kimi Räikkönen (2007), Lewis Hamilton (2008) e Sebastian Vettel (2009) foram os vencedores na prova chinesa. Destes, cinco – todos menos Räikkönen – estão presentes no grid deste ano e um deles pode se tornar o primeiro a vencer duas vezes em Xangai.

Pela superioridade que a Red Bull mostrou neste início de ano e pelo resultado da temporada passada, quando a equipe conquistou sua primeira dobradinha, Vettel chega como favorito na China. E o alemão pode quebrar os dois tabus, se tornando o primeiro a vencer duas vezes em Xangai e o primeiro a vencer duas vezes em 2010.

OS PÓDIOS DO GP DA CHINA

2004 Barrichello, Button, Räikkönen
2005 Alonso, Räikkönen, R. Schumacher
2006 M. Schumacher, Alonso, Fisichella
2007 Räikkönen, Alonso, Massa
2008 Hamilton, Massa, Räikkönen
2009 Vettel, Webber, Button

Fernando Alonso também pode quebrar as duas marcas caso vença. Porém, a Ferrari tem sofrido com problemas de confiabilidade do motor e chega à China mais preocupada em somar pontos para tentar se manter na liderança dos dois campeonatos, de construtores e de pilotos – este último com Felipe Massa na ponta.

Lewis Hamilton, com a McLaren, e Michael Schumacher, com a Mercedes, também podem quebrar o tabu de Xangai com uma vitória no domingo, mas primeiro precisam vencer as rivais Ferrari e Red Bull. Já o brasileiro Rubens Barrichello precisaria de uma prova muito atípica para chegar ao segundo triunfo, uma vez que a Williams ainda não tem um carro competitivo para lutar por vitórias em situação normal de corrida.

Entre os outros pilotos das equipes mais fortes, Felipe Massa, Mark Webber, Nico Rosberg e Jenson Button podem manter a escrita da pista chinesa. Em caso de vitória de um deles, a sétima edição do GP da China conheceria seu sétimo vencedor diferente.

Se esse vencedor for Massa, Rosberg ou Webber, o recorde da temporada também se manteria, e desta vez igualaria o ano de 1983, com quatro pilotos diferentes vencendo as quatro primeiras corridas. Naquela temporada, Nelson Piquet venceu no Brasil, John Watson nos EUA, Alain Prost na França e Patrick Tambay em San Marino.

Desses três candidatos, Webber é quem tem mais chances, já que está à bordo do carro que se mostrou o mais rápido nas três primeiras corridas. O australiano foi pole position na última prova, na Malásia, e em 2009 chegou em segundo lugar, atrás de Vettel.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host