Se repetir a dobradinha de 2009 na China, a Red Bull será líder pela 1ª vez na F-1 |
Pelo que mostrou nas três primeiras corridas de 2010, quando conquistou três pole positions, uma vitória e viu Sebastian Vettel “perder” as outras duas vitórias possíveis por problemas mecânicos quando liderava com folga, a Red Bull chega como favorita ao GP da China, neste final de semana.
Principal favorito na China, Vettel busca chegar à liderança do campeonato pela 1ª vez na carreira
Palco da primeira vitória e primeira dobradinha da história da equipe austríaca no ano passado, quando Vettel venceu com Mark Webber em segundo, o circuito de Xangai pode marcar novamente o currículo do time das bebidas energéticas. Com 15 pontos a menos que a Ferrari, a Red Bull tem a chance de assumir uma inédita liderança do mundial de construtores caso confirme o favoritismo.
Se conseguir uma nova dobradinha, como em 2009 ou na última corrida na Malásia, mesmo que as Ferrari cheguem em terceiro e quarto, o time comandado por Christian Horner lideraria com diferença de apenas um ponto para os italianos. Consequentemente, Vettel também alcançaria o topo da tabela pela primeira vez na carreira.
O alemão está apenas dois pontos atrás do líder Felipe Massa e tem ótimos resultados na pista chinesa. Em 2007, com a Toro Rosso, saiu da 17ª posição do grid para fechar a corrida em quarto. Em 2008, colocou a Toro Rosso na sexta posição do grid, mas acabou a corrida em nono. Ano passado, dominou completamente o final de semana com a Red Bull.
Das seis provas já realizadas em Xangai, três foram disputadas com pista molhada. A previsão para este final de semana é de céu aberto no sábado e chuva no domingo, dia da corrida.
Ano passado, as primeiras oito voltas foram completadas com o safety car na pista, por causa de uma forte chuva que caiu no circuito no momento da largada.
No entanto, a história do próprio GP da China mostra que é difícil fazer um prognóstico. Em seis anos na Fórmula 1, a pista de Xangai teve seis vencedores diferentes. Mas com relação às equipes o quadro é diferente.
A Ferrari venceu três das seis provas, enquanto Renault, McLaren e Red Bull ficaram com uma vitória cada. Por esse lado, o histórico é favorável a Massa e, principalmente, a Fernando Alonso, dono de duas pole positions (2005 e 2006) e vencedor em 2005 na pista chinesa.
Porém, as características do traçado de Xangai favorecem outra equipe, a McLaren. O principal ponto de ultrapassagem da pista é a curva 14, um hairpin fechado onde os carros freiam de cerca de 320 km/h para 70 km/h, no final de uma das retas mais longas do calendário, com quase 1,2 km.
Como a equipe inglesa provou ter velocidade final superior às concorrentes, com seus dutos para entrada de ar que ajudam a diminuir o arrasto da asa traseira nas retas, o próprio Massa disse esta semana que Lewis Hamilton e Jenson Button terão vantagem na disputa por posições. Hamilton, inclusive, é dono de duas poles (2007 e 2008) e uma vitória (2008) em Xangai.
“Precisaremos ser cuidadosos naquela reta este ano, porque vimos que a McLaren tem uma ótima velocidade final, então se houver uma briga com eles, temos que tomar cuidado para defender nossa posição”, escreveu o brasileiro em seu blog no site da Ferrari.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas