UOL Esporte Fórmula 1
 
AP Photo/Mark Baker

Se repetir a dobradinha de 2009 na China, a Red Bull será líder pela 1ª vez na F-1

15/04/2010 - 07h01

Favorita na China, Red Bull busca triunfo de 2009 para liderar pela 1ª vez

Guga Fakri
Em São Paulo

Pelo que mostrou nas três primeiras corridas de 2010, quando conquistou três pole positions, uma vitória e viu Sebastian Vettel “perder” as outras duas vitórias possíveis por problemas mecânicos quando liderava com folga, a Red Bull chega como favorita ao GP da China, neste final de semana.

VETTEL BUSCA TOPO PELA 1ª VEZ

  • Reuters/Zainal Abd Halim

    Principal favorito na China, Vettel busca chegar à liderança do campeonato pela 1ª vez na carreira

Palco da primeira vitória e primeira dobradinha da história da equipe austríaca no ano passado, quando Vettel venceu com Mark Webber em segundo, o circuito de Xangai pode marcar novamente o currículo do time das bebidas energéticas. Com 15 pontos a menos que a Ferrari, a Red Bull tem a chance de assumir uma inédita liderança do mundial de construtores caso confirme o favoritismo.

Se conseguir uma nova dobradinha, como em 2009 ou na última corrida na Malásia, mesmo que as Ferrari cheguem em terceiro e quarto, o time comandado por Christian Horner lideraria com diferença de apenas um ponto para os italianos. Consequentemente, Vettel também alcançaria o topo da tabela pela primeira vez na carreira.

O alemão está apenas dois pontos atrás do líder Felipe Massa e tem ótimos resultados na pista chinesa. Em 2007, com a Toro Rosso, saiu da 17ª posição do grid para fechar a corrida em quarto. Em 2008, colocou a Toro Rosso na sexta posição do grid, mas acabou a corrida em nono. Ano passado, dominou completamente o final de semana com a Red Bull.

AGENDA E PREVISÃO DO TEMPO PARA O GP DA CHINA

  • Das seis provas já realizadas em Xangai, três foram disputadas com pista molhada. A previsão para este final de semana é de céu aberto no sábado e chuva no domingo, dia da corrida.

    Ano passado, as primeiras oito voltas foram completadas com o safety car na pista, por causa de uma forte chuva que caiu no circuito no momento da largada.

No entanto, a história do próprio GP da China mostra que é difícil fazer um prognóstico. Em seis anos na Fórmula 1, a pista de Xangai teve seis vencedores diferentes. Mas com relação às equipes o quadro é diferente.

A Ferrari venceu três das seis provas, enquanto Renault, McLaren e Red Bull ficaram com uma vitória cada. Por esse lado, o histórico é favorável a Massa e, principalmente, a Fernando Alonso, dono de duas pole positions (2005 e 2006) e vencedor em 2005 na pista chinesa.

Porém, as características do traçado de Xangai favorecem outra equipe, a McLaren. O principal ponto de ultrapassagem da pista é a curva 14, um hairpin fechado onde os carros freiam de cerca de 320 km/h para 70 km/h, no final de uma das retas mais longas do calendário, com quase 1,2 km.

Como a equipe inglesa provou ter velocidade final superior às concorrentes, com seus dutos para entrada de ar que ajudam a diminuir o arrasto da asa traseira nas retas, o próprio Massa disse esta semana que Lewis Hamilton e Jenson Button terão vantagem na disputa por posições. Hamilton, inclusive, é dono de duas poles (2007 e 2008) e uma vitória (2008) em Xangai.

“Precisaremos ser cuidadosos naquela reta este ano, porque vimos que a McLaren tem uma ótima velocidade final, então se houver uma briga com eles, temos que tomar cuidado para defender nossa posição”, escreveu o brasileiro em seu blog no site da Ferrari.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host