UOL Esporte Fórmula 1
 
AP Photo/Ahn Young-Joon

Vettel, Webber e Alonso largarão na frente no GP da China

17/04/2010 - 04h11

Vettel faz sua terceira pole do ano, e Massa larga em sétimo na China

Do UOL Esporte
Em São Paulo

SEGREDO DA MCLAREN NÃO DEU CERTO

  • Webber espia o cockpit de Hamilton, de olho no duto de ar. Peça aumentou velocidade na reta, mas equipe teve problemas com pneus e perdeu a pole

O alemão Sebastian Vettel conquistou neste sábado em Xangai a sua terceira pole position em quatro corridas na temporada e manteve os 100% de aproveitamento da Red Bull em treinos de classificação neste ano. O piloto de 22 anos sairá em primeiro lugar na largada do GP da China que acontece no domingo, às 4 horas da madrugada (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Placar UOL.

O australiano Mark Webber assegurou o domínio da Red Bull na primeira fila e vai largar em segundo lugar, seguido por Fernando Alonso. Felipe Massa não conseguiu acompanhar o companheiro de Ferrari, foi 0s2 mais lento que o espanhol e vai largar apenas em sétimo lugar.

“Não foi boa a volta, acabei errando na ultima curva, e perdi a chance de estar brigando para largar entre os três primeiros”, explicou Massa à TV Globo. “Vamos nos preparar para fazer uma boa corrida amanhã. Temos que ter um pé atrás com a Red Bull, porque eles fizeram todas as poles até agora”, completou.

POSIÇÕES DO GRID DE LARGADA

1. Sebastian Vettel - Red Bull - 1min34s558
2. Mark Webber - Red Bull - 1min34s806
3. Fernando Alonso - Ferrari - 1min34s913
4. Nico Rosberg - Mercedes - 1min34s923
5. Jenson Button - McLaren - 1min34s979
6. Lewis Hamilton - McLaren - 1min35s034
7. Felipe Massa - Ferrari - 1min35s180
8. Robert Kubica - Renault - 1min35s364
9. Michael Schumacher - Mercedes - 1min35s646
10. Adrian Sutil - Force India - 1min35s963
11. Rubens Barrichello - Williams - 1min35s748
22. Lucas di Grassi - Virgin - 1min39s783
23. Bruno Senna - Hispania - 1min40s469
 

Vettel conseguiu a primeira colocação com o tempo de 1min34s558, e vai buscar na China a sua segunda vitória seguida. Mas o alemão, primeiro colocado no último GP na Malásia, mantém cautela. Até porque, nas duas outras vezes em que saiu na pole, teve problemas com o carro. Para ele, o clima poderá definir a corrida de domingo.

"Acho que vai estar chovendo amanhã, é só uma questão de quando vai começar. Não temos medo de chuva, é até melhor para largar, porque na frente se enxerga melhor", comentou Vettel.

Todos apostavam em uma pole position da McLaren, que vinha levando vantagem na maior reta do circuito em decorrência do duto de ar que vem sendo copiado pelas outras equipes. Mas, na hora decisiva, o recurso não fez muito efeito, porque a equipe teve problemas para aquecer os pneus. Jenson Button vai largar em quinto lugar, e Lewis Hamilton em sexto.

Rubens Barrichello teve problemas com motor no terceiro treino livre, e também na hora de testar a versão da Williams para o duto da McLaren, mas ainda arrancou uma 11ª posição no grid. “A gente teve que trocar o motor, o da última corrida deu problema hoje de manhã. Na classificação, quando usamos todos os giros e com pouca gasolina, o carro naturalmente cresce em velocidade”, explicou o brasileiro.

O treino

O circuito de Xangai teve um considerável aumento de temperatura em relação à sexta-feira, o que favoreceu o aquecimento dos pneus dos pilotos e, nas arquibancadas, fez crescer o número de espectadores no autódromo.

Mesmo sem chuva, a Ferrari mostrou ter aprendido a lição da Malásia e lançou seus pilotos logo no primeiro minuto de treino. No último GP, a equipe segurou os carros nos boxes, viu a chuva molhar a pista e ficou sem tempo para uma boa classificação.

Quem liderou a primeira parte foi Lewis Hamilton, da McLaren. Um pouco mais atrás, Alonso já tinha uma vantagem de 0s1 em relação a Felipe Massa. O “premiado” que se juntou aos carros das equipes estreantes e foi eliminado logo no Q1 foi o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, 18º no grid.

Nas disputas internas das equipes pequenas, Bruno Senna levou vantagem sobre Karun Chandhok na Hispania e vai largar em penúltimo. A última colocação não fez muita diferença para o indiano, que já havia sido punido com a perda de cinco posições devido a um erro da equipe, que abriu sua caixa de câmbio sem autorização. Já Lucas di Grassi viu Timo Glock superar as duas Lotus, mas vai largar em antepenúltimo com sua Virgin.

ENTENDA O TREINO

Os treinos classificatórios da F-1 estão divididos em três partes. A diferença em 2010 é no número de carros, que passou de 20 a 24. Agora são sete eliminados após os 15 minutos do Q1. O mesmo número de carros mais lentos fica fora após o Q2, sendo que o Q3 leva os dez mais velozes para a decisão das primeiras colocações da prova de domingo, em uma sessão de apenas dez minutos, quando os tempos estão zerados.

Na segunda parte do treino de classificação, Rubens Barrichello foi eliminado no último segundo pelo alemão Adrian Sutil, que superou o tempo da Williams na bandeirada do Q2 e ainda deixou Michael Schumacher em décimo, posição final entre os classificados à disputa da pole position. Já o brasileiro vai largar em 11º lugar.

Na disputa pela pole, Lewis Hamilton não conseguiu confirmar seu domínio das fases anteriores do treino, e a McLaren acabou decepcionando. A Red Bull, por sua vez, provou ter o carro mais rápido na classificação e levou a pole pela quarta vez em quatro corridas na temporada. O Q3 também foi ruim para Michael Schumacher, que viu o parceiro Nico Rosberg terminar em quarto, mas vai largar apenas em nono lugar.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host