UOL Esporte Fórmula 1
 
22/04/2010 - 11h46

Equipes começam a desembarcar na Europa após caos por fumaça vulcânica

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

As equipes de Fórmula 1 tiveram finalmente nesta quinta-feira a chegada de seus carros e equipamentos na Europa após a disputa do Grande Prêmio da China, em Xangai. Devido ao caos aéreo no continente europeu por causa da fumaça ocasionada pela atividade de um vulcão na Islândia, os equipamentos estavam impossibilitados de retornar às equipes.

O chefe da equipe Red Bull Christian Horner, que voltou à Grã-Bretanha após cinco “paradas estratégicas”, passando por Dubai, Roma, Nice e Glasgow, antes de o seu helicóptero encerrar viagem na Inglaterra, afirmou que o esporte não terá seu ritmo afetado.

“Felizmente, o calendário tem uma semana extra entre os GPs da China e da Espanha, então o impacto é muito limitado”, afirmou o dirigente no site oficial da equipe Red Bull. “A fábrica não foi afetado. Obviamente, alguns componentes de rotação ficam um pouco fora de sincronia agora, voltando com dois ou três dias de atraso, mas com a semana adicional estamos confiantes de que não irá nos causar maiores problemas”, completou.

O Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, será disputado no dia 9 de maio. Horner retornou com o piloto australiano Mark Webber de Xangai na terça-feira, enquanto o restante da equipe voltou nesta quinta-feira com os equipamentos. O chefe da Red Bull afirmou que o único problema em sua viagem foi quando Webber descobriu na chegada à Escócia que esqueceu seu passaporte.

Cerca de 55 funcionários da equipe Lotus, imprensa e personalidades da Fórmula 1 desembarcaram na Inglaterra na quarta-feira graças ao chefe da escuderia malaia Tony Fernandes, que também é proprietário da companhia aérea Air Asia.

A assessoria de imprensa da equipe Force India afirmou à agência Reuters que a equipe ainda está em Xangai esperando por um voo. “Nossos pilotos partiram na terça-feira, como estavam ordenados. Paul (di Resta, piloto de testes) está correndo na DTM, então foi um pouco mais crítico para ele”, afirmou.

O alemão Sebastian Vettel pegou uma carona com o chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, que tem um avião privado, e chegou a Istambul, na Turquia, antes de pegar um outro voo para Nice, na França. "Eu telefonei para ele de Glasgow, muito orgulhoso por termos desembarcado em solo britânico, apenas para ele dizer que já estava trabalhando há três horas", afirmou Christian Horner.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host