UOL Esporte Fórmula 1
 
Fred Dufour/AFP

Pole na Turquia, Mark Webber posa entre Sebastian Vettel (e) e Lewis Hamilton (d)

29/05/2010 - 09h06

Webber é pole na Turquia e mantém 100% da Red Bull em treinos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

OUTRO DIA RUIM PARA A FERRARI

  • AP

    Com Felipe Massa (foto) em oitavo e Alonso em 12º, a escuderia italiana voltou a a ficar fora dos três primeiros, a exemplo do GP de Mônaco

O australiano Mark Webber superou os problemas apresentados pelo carro nas sessões livres e manteve o domínio absoluto da Red Bull em treinos classificatórios nesta temporada, marcando na Turquia a sétima pole position da escuderia em sete corridas.

Foi a quarta pole de Webber nesta temporada, a terceira seguida do australiano. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, vai largar em segundo, e Sebastian Vettel será o terceiro na corrida de Istambul, que começa às 9 horas (de Brasília) do domingo, com acompanhamento do Placar UOL.

O treino de classificação foi ruim para o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que ficou apenas em 12º porque cometeu erros na pista durante a segunda parte da sessão. No entanto, seu companheiro Felipe Massa não aproveitou a chance de abrir distância, e ficou apenas com a oitava posição.

POSIÇÕES DE LARGADA

1. Mark Webber (Red Bull)
2. Lewis Hamilton (McLaren)
3. Sebastian Vettel (Red Bull)
4. Jenson Button (McLaren)
5. M. Schumacher (Mercedes)
6. Nico Rosberg (Mercedes)
7. Robert Kubica (Renault)
8. Felipe Massa (Ferrari)
9. Vitaly Petrov (Renault)
10. Kamui Kobayashi (Sauber)
15. R. Barrichello (Williams)
22. Bruno Senna (Hispania)
23. Lucas di Grassi (Virgin)

O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, sai em 15º. Lá atrás, Bruno Senna, da Hispania, conseguiu o 22º lugar, um posto à frente de Lucas di Grassi, da Virgin.

Já o australiano Webber, pole também na Malásia, Espanha e Mônaco, comemorou a recuperação após as falhas do carro nos treinos livres.

"Tivemos um desempenho muito, muito ruim na segunda prática. Nada funcionou na sexta-feira, mas agora estamos no topo", declarou o líder do campeonato.

Ele também ressaltou a sua série positiva: "É um grande recorde, isso mostra a tremenda velocidade que o carro tem em diferentes pistas".

O treino

A primeira parte do treino começou com as Ferraris discretas, e Alonso andando um décimo mais rápido do que Massa. O espanhol avançou em nono lugar, e o brasileiro, em 11º. Barrichello quase ficou fora do Q2, mas conseguiu uma boa marca e se firmou nos instantes finais. O domínio foi dos carros da Red Bull, com Vettel na frente.

A surpresa ficou por conta de Bruno Senna, que aproveitou o baixo rendimento de Lucas di Grassi e vai largar na frente do brasileiro da Virgin, em 22º. “Teve um pouco de desenvolvimento na parte do acerto do carro, está mais ajustado para o meu jeito de pilotar”, explicou Bruno à TV Globo, destacando melhorias na Hispania.

"O motor estava com problemas de ignição ou escapamento, ficando sem potência e falhando muito, com isso, acabei perdendo velocidade nas retas”, justificou Di Grassi.

O Q2 foi bom para Felipe Massa, que avançou em quinto lugar e ainda viu o companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, se enrolar na curva 12 e perder a sua última chance de entrar na disputa pela pole position. O espanhol vai largar apenas em 12º lugar, à frente de Rubens Barrichello, que sai em 15º.

“Não sei o que aconteceu. Não achava que estava tão lento. Sofri no Q1, e no Q2 não consegui melhorar o tempo e fiquei fora. Por um décimo, mas é assim que é. Temos que melhorar e sabemos disso”, lamentou o espanhol.

A disputa pela pole começou com Webber mais rápido, e o australiano conseguiu a marca de 1min26s295 na sua última chance de volta rápida, enquanto o seu companheiro Vettel cometeu um erro e caiu para terceiro, atrás de Hamilton. Schumacher chegou a sair da pista, mas vai largar em quinto, à frente do colega Rosberg e de Felipe Massa, oitavo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host