UOL Esporte Fórmula 1
 
12/06/2010 - 15h53

Após 'beijar' o muro, Hamilton festeja pole no palco de sua 1ª vitória

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Lewis Hamilton liderou três das quatro sessões realizadas em Montréal, para o GP de do Canadá, o oitavo da temporada, mas experimentou os muros colados do circuito Gilles Villeneuve nos treinos livres. Ainda assim, cravou a pole para a corrida de domingo e comemorou o feito com um quê a mais de felicidade, já que foi neste país que conquistou sua primeira vitória.

HAMILTON CHEGA DE SAFETY CAR

  • Rogerio Barbosa/AFP

    Um momento curioso de Hamilton foi após sua última volta. Ele foi recomendado por rádio pela equipe a desligar o motor de sua McLaren e voltar a pé aos boxes, já que o regulamento prevê que sobre certa quantidade de combustível no tanque dos carros. Este momento, porém, custou uma punição ao britânico. O piloto foi “premiado” pelos comissários do GP do Canadá com de US$ 10 mil de multa por exceder o tempo em pista.

“Há muitas memórias voltando à minha cabeça. Quando me falaram no rádio que marquei a pole, a primeira coisa que veio em minha mente foi minha primeira pole e minha primeira vitória, aqui. É um dia especial”, definiu o inglês, campeão do Mundial de 2008, ao Autosport.

Ele ainda protagonizou um momento curioso, ao desligar o carro e voltar a pé para os boxes por recomendação da equipe, uma vez que o carro não pode ficar de tanque vazio, segundo o regulamento.

Desde Abu-Dhabi, no encerramento da temporada de 2009 das F-1, Hamilton não ficava em primeiro na classificação. Além disso, a Red Bull teve quebrada a hegemonia neste ano, em que tinha as sete poles sendo de Mark Webber ou Sebastian Vettel. Eles saem em segundo e terceiro, respectivamente.

“Foi um ótimo jeito de começar o fim de semana”, comemorou Hamilton. “Estou orgulhoso de minha equipe. Eu prejudiquei um pouco o carro nos treinos por tocar o muro, mas eles foram muito profissionais.”

Para o piloto, a corrida será totalmente diferente. Como o circuito é estreito, a chance de o safety car entrar na pista é grande, o que pode mudar os planos traçados pelas equipes.

Red Bull defende escolha de pneus

A escolha de pneus da Red Bull foi um fator importante para Webber e Vettel não terem conseguido alcançar Lewis Hamilton. O time optou pelo composto mais duro e acabou ficando com a segunda e a terceira colocações, respectivamente.

“Achamos que podíamos fazer um grande trabalho com o composto mais duro”, disse Webber. “Sabíamos que conseguiríamos um espaço na primeira fila.”

“Foi um treino divertido. O pneu mais duro leva um tempo para estar em sua melhor forma e não consegui uma boa volta até a última, que não foi muito limpa, mas que me deixou contente pelo terceiro lugar”, completou Vettel. “Foi bom termos conseguido com o pneu mais duro, já que com o outro está mais complicado.”

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host