UOL Esporte Fórmula 1
 
EFE

Lewis Hamilton liderou a sessão com uma excelente volta nos segundos finais

12/06/2010 - 15h01

Hamilton quebra hegemonia da Red Bull no ano e crava a pole; Massa é 7º

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Red Bull chegou ao Canadá com sete pole positions em sete GPs na temporada 2010 da Fórmula 1. Neste sábado, no entanto, Lewis Hamilton quebrou a escrita e colocou a McLaren no primeiro posto para a prova deste domingo, às 13h (de Brasília).

HAMILTON CHEGA DE SAFETY CAR

  • Rogerio Barbosa/AFP

    Um momento curioso de Hamilton foi após sua última volta. Ele foi recomendado por rádio pela equipe a desligar o motor de sua McLaren e voltar a pé aos boxes, já que o regulamento prevê que sobre certa quantidade de combustível no tanque. Este momento, porém, custou uma punição ao britânico. O piloto foi multado em US$ 10 mil pelos comissários do GP do Canadá.

O inglês conseguiu bater Mark Webber, que sai em segundo, ao fechar sua última volta com o melhor tempo do fim de semana: 1min15s105. Desde Abu-Dhabi, no encerramento da temporada 2009, Hamilton não liderava um treino classificatório. Já o australiano vinha de três poles seguidas e ficou logo à frente do companheiro Sebastian Vettel.

Felipe Massa teve um desempenho apenas regular. Após ficar em décimo no "Q2" e quase ser eliminado, fechou o sábado com a sétima colocação, perdendo o duelo interno Fernando Alonso, que sai em quarto.

Pelas equipes de menor destaque, entre os brasileiros o melhor foi Rubens Barrichello, que bateu inclusive o ex-companheiro de Ferrari Michael Schumacher. Ele larga duas posições à frente do heptacampeão, em 11º.

Mais atrás, Bruno Senna foi o antepenúltimo e sairá em 22º com a Hispania. Lucas Di Grassi teve problemas principalmente com o tráfego do "Q1" e sai em 23º, à frente apenas de Karun Chandhok, companheiro de Senna.

O TREINO

A primeira parte do treino não teve surpresas, com as novatas ocupando as últimas colocações. Bruno Senna e Lucas Di Grassi ficaram com a 22ª e 23ª colocações, respectivamente, quatro segundos atrás dos primeiros colocados, mas melhores que o indiano Karun Chandhok, que teve problemas e marcou apenas 1min27s757.

CONFIRA OS 5 PRIMEIROS

PILOTO TEMPO
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren) 1min15s105
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) 1min15s373
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1min15s420
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min15s435
5. Jenson Button (ING/McLaren) 1min15s520

“O carro ficou pronto apenas cinco minutos antes e o segundo jogo de pneus eu não consegui aproveitar, porque tinha muito trânsito. Não pude fazer minha melhor volta, mas dá para recuperar na corrida”, explicou Di Grassi, à TV Globo.

Em seguida, para definir os dez classificados para o “Q3”, a McLaren de Hamilton e a Red Bull de Vettel dispararam na frente, andando na casa de 1min15s5. Kubica, que venceu o último GP, em 2008, mostrou a boa forma da Renault figurando em terceiro, mas foi passado por Alonso.

Michael Schumacher ficou fora, apenas com a 13ª colocação, dois postos atrás de Barrichello. O brasileiro Felipe Massa passou raspando, na décima colocação.

Na hora decisiva, Lewis Hamilton parecia liderar com folga, mas os minutos finais foram de emoção. Fernando Alonso chegou a liderar e foi batido por Webber. Já com o tempo encerrado, Hamilton fez uma última volta perfeita para garantir a primeira colocação.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host