UOL Esporte Fórmula 1
 
Arte UOL

Massa e Barrichello venceram os GPs da Europa de 2008 e 2009, respectivamente

24/06/2010 - 07h00

No 'Mundial da igualdade', Ferrari inicia esforço final nas ruas de Valência

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Fórmula 1 nunca viu tantos pilotos frequentarem a liderança com tão poucas provas disputadas. Até agora, passaram-se oito etapas do Mundial. Cinco nomes diferentes acompanharam o “número 1” da tabela de classificação, incluindo nesta lista o brasileiro Felipe Massa, hoje apenas oitavo. É com este cenário, mas já com um domínio mais claro de McLaren e Red Bull sobre a ainda esperançosa Ferrari, que a categoria chega ao GP da Europa, disputado nas ruas de Valência.

NÚMEROS APÓS 8 GPS

  • 5

    LÍDERES

    Teve o Mundial até aqui: Alonso, Button, Massa, Webber e Hamilton

  • 5

    VENCEDORES

    Em oito provas: foram Alonso, Vettel, Webber, Button e Hamilton

  • 19

    PONTOS

    Separam os cinco primeiros. A vitória em 2010 passou a valer 25

  • 4

    PILOTOS

    Líderaram durante as primeiras oito provas nos anos de 1987 e 2008

  • COLOCADO

    É Felipe Massa, que já foi um dos líderes do campeonato este ano

A cidade espanhola chega ao seu terceiro ano como sede da etapa e terá um significado especial, com chances de a disputa no domingo, às 9h (de Brasília, com Placar UOL), funcionar como divisor de águas na briga pelo título que foi de Jenson Button em 2009.

Até aqui Fernando Alonso, Jenson Button, Felipe Massa e Mark Webber foram líderes, até que Lewis Hamilton, campeão de 2008, tomasse o posto, na última corrida, vencida por ele em Montréal, Canadá. Também são cinco vencedores diferentes: Alonso, Button, Vettel, Webber e Hamilton.

Na história da Fórmula 1, a última vez em que a tabela teve tantas estrelas e reviravoltas nas primeiras oito provas foi em 1987: Alan Prost começou o campeonato à frente. A liderança passou pelas mãos de Nigel Mansell, Ayrton Senna e Piquet, terminando o Mundial com este último.

Mais recentemente, em 2008, quatro pilotos também passaram pelo primeiro posto, mas de forma inusitada e de certa forma acidental, uma vez que o polonês Robert Kubica se tornou líder com a BMW após sete corridas, devido a uma batida entre Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton dentro dos boxes no Canadá.

Apesar da dobradinha de Hamilton - foi a 2ª vitória seguida - e Button há quase duas semanas, o campeonato de 2010 ainda promete uma boa briga. A prova foi marcada pelo desgaste excessivo de pneus, e a McLaren administrou melhor sua performance. Ainda assim, Mark Webber chega a Valência em terceiro na tabela, com totais condições de fazer frente com a Red Bull, trazendo consigo o companheiro Sebastian Vettel.

GIRO VIRTUAL COMENTADO

  • Reprodução

    Pilotos brasileiros definem pista de rua de Valência como difícil e apontam desgaste de pneus e freios

Mais importante é a situação delicada da Ferrari, uma vez que Alonso faz campanha regular, mas sem ameaçar os líderes. O espanhol venceu a primeira prova da temporada e viu o companheiro Massa ser primeiro colocado. Agora, ocupa o quarto posto e precisa de uma vitória se quiser sonhar em se manter no mesmo patamar das equipes rivais.

A escuderia italiana anunciou inclusive que terá um pacote de evoluções para a prova. No entanto, nada tão significativo como se esperava. "A maior mudança é a nova configuração do escapamento, com o objetivo de melhorar a eficiência aerodinâmica do carro. Também teremos evoluções aerodinâmicas na parte traseira do carro", descreveu o time em um comunicado reproduzido pelo Tazio.

Segundo o time, estas são as primeiras mudanças de uma dura série que culminará em cinco semanas. A F-1 terá quatro provas neste período, que deve definir quem poderá disputar o título depois da pausa de verão, um intervalo de quatro semanas sem provas em agosto.

A Ferrari e Alonso negam que o GP da Europa seja a última cartada, mas ele é fundamental para que este esforço final pelo título possa ir adiante em Silverstone (11/07), Hockenheim (25/07) e Hungaroring (01/08).

CASA VERDE-AMARELA

Felipe Massa teve uma fim de semana para esquecer no Canadá e apelou até para um palavrão para definir sua prova, em que se envolveu duas vezes em toques e acabou em 15º. O GP da Europa promete um pouco mais de boas expectativas para o piloto, uma vez que Valência tem recebido bem os brasileiros.

PROGRAMAÇÃO*

SEXTA: Treinos livres às 5h e 9h
SÁBADO: Treino livre às 6h e classificação às 9h
DOMINGO: corrida às 9h
* Horário de Brasília

Desde que passou a ser disputada nas ruas da cidade espanhola, em 2008, as duas vitórias em Valência foram para o Brasil. Há dois ano, o triunfo foi de Massa, com direito a pole, volta mais rápida e o primeiro lugar do pódio, o pacote completo. No ano seguinte, com a Brawn GP em alta, Rubens Barrichello teve a marcante 100ª vitória brasileira na Fórmula 1, após largar em terceiro.

Para a prova de Valência, o fato de ser um circuito de rua pode fazer com que uma característica da corrida no Canadá seja mantida. Espera-se mais uma vez que o desgaste de pneus e também dos freios seja alto, até pelo calor, no verão europeu.

Em 5.419 m (57 voltas), a pista apresenta um percurso técnico, com retas, mas muitas curvas. A carga aerodinâmica tem de ser elevada para as freadas, já que há exigência de acelerar e frear durante todo o giro pelo circuito.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host