UOL Esporte Fórmula 1
 
Victor R. Caivano/AP

Fernando Alonso deixa os boxes da Ferrari para os treinos livres em Valência (ESP)

25/06/2010 - 10h32

Com 'nova Ferrari', Alonso lidera treino livre em casa; Massa roda e é 7º

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O espanhol Fernando Alonso contentou a torcida local e, com uma Ferrari renovada, cravou o melhor tempo do dia nos treinos livres para o GP da Europa de Fórmula 1 - somadas as duas sessões. Em Valência, ele cravou a melhor marca, enquanto o companheiro Felipe Massa rodou e terminou em sétimo. Completaram as três primeiras colocações Sebastian Vettel e Mark Webber.

Atrás da Red Bull e da McLaren, que brigam com mais força pela liderança do Mundial de pilotos, a Ferrari aposta suas fichas em uma boa participação em Valência, para tentar reagir e colocar seus pilotos entre os primeiros - Alonso atualmente é o quarto, Massa, o oitavo.

Para isso, o time italiano fez uma série de ajustes e apresentou um pacote de evoluções no carro. “A mudança mais significativa é a nova configuração do escapamento, com o objetivo de melhorar a eficiência aerodinâmica do carro. Também teremos evoluções aerodinâmicas na parte traseira do carro”, explicou a escuderia, em um comunicado nesta semana.

Os pilotos voltam às pistas para um terceiro treino livre às 6h (de Brasília) deste sábado. Três horas depois, às 9h, eles disputam o treino classificatório para a corrida de domingo, às 9h - a classificação e a prova têm acompanhamento ao vivo do Placar UOL.

VEJA OS MELHORES DO DIA: MASSA É 7º

1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min39s283
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min39s339
3. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min39s427
4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min39s650
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min39s749
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min39s947
10. R. Barrichello (BRA/Williams) - 1min40s174
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min43s854
23. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min44s095

Entre os brasileiros, Massa foi o melhor, com Rubens Barrichello na décima colocação, logo à frente de Michael Schumacher e superando também o companheiro Nico Hulkenberg. Nas novatas, Lucas Di Grassi foi o 22º, seguido por Bruno Senna.

A McLaren, do líder Lewis Hamilton, teve o inglês apenas em quinto, atrás de Nico Rosberg, intruso com sua Mercedes. O atual campeão Jenson Button ficou na nona colocação.

A SESSÃO

Para felicidade dos torcedores locais, a segunda sessão de treinos começou com Fernando Alonso colocando a “nova” Ferrari na liderança, andando na casa de 1min39s7. No entanto, a Red Bull também mostrou força e colocou Vettel na frente, com tempo muito semelhante, apenas 0s039 melhor.

O treino não se mostrou bom para Felipe Massa, que com apenas 30 minutos de treino perdeu a traseira do carro, rodou e ficou parado no meio da pista, quando ocupava a sétima colocação. O brasileiro deixou o carro a pé e viu sua Ferrari ser levado para os boxes, mas pôde voltar à sessão, completando 22 giros.

Webber também chegou a liderar cerca de 15 minutos depois, melhorando em um décimo e mostrando que a expectativa era de que os pilotos seguissem superando as marcas, como fizeram novamente Vettel e o espanhol Alonso logo em seguida.

No entanto, a marca do ferrarista com mais de 40 minutos para o fim do treino é que prevaleceu como melhor tempo da sexta-feira.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host