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EFE/Manuel Bruque

Safety car causou discórdia no GP da Europa; vencedor do GP, Vettel lidera o pelotão

28/06/2010 - 07h19

Ferrari pede revisão das regras de safety car; rivais refutam manipulação

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A corrida de Valência, pelo GP da Europa de Fórmula 1, neste domingo, parecia não ter grandes emoções, com um triunfo de ponta a ponta de Sebastian Vettel. No entanto, o grave acidente de Mark Webber durante a prova não mudou o vencedor, mas gerou muita confusão. Tudo por causa da entrada do safety car e da ida de grande parte dos carros para os boxes, gerando uma discussão de regulamento por conta da Ferrari, mas refutada pelas rivais.

Para a Ferrari, maior prejudicada pelos problemas de corrida, há a necessidade de uma revisão nas regras em relação à entrada do safety car. Fernando Alonso, bravo com sua nona colocação chegou a acusar a organização de manipulação. Com uma punição a nove carros, ganhou um posto, terminando em oitavo.

“Claro que estamos bravos, porque não conseguimos os pontos que devíamos ter nesta prova, considerando nossa performance”, disse o chefe da escuderia italiana, Stefano Domenicalli.

A maior crítica da Ferrari não foi aos nove pilotos penalizados em cinco segundos, porque completaram a volta de entrada do safety car abaixo do tempo mínimo exigido. Eles detonaram a direção de prova pela demora em punir Lewis Hamilton. O líder do Mundial teve de cumprir um drive through também em incidente com o safety car, mas no momento em que foi penalizado, já tinha vantagem para passar pelos boxes e manter sua segunda colocação na prova.

“Se você olhar direito, os únicos carros que estariam à frente do safety car eram Vettel, Hamilton, Fernando e Felipe. Vettel podia ficar à frente dele, mas Hamilton não respeitou a luz amarela e nós fomos obrigados a completar uma volta até parar nos boxes enquanto de Button para trás, todos estavam entrando”, explicou Domenicalli.

Para ele, a punição foi branda e abre brecha para os pilotos escolherem numa situação parecida: “Com este precedente, o que acontece no futuro é que você pode preferir quebrar a regra e ter este tipo de punição. Isso não é correto em minha opinião”, defendeu. A Ferrari conversou com a FIA para evitar isto no futuro e revisar a regra, mas não cogita mudar o resultado do GP da Europa.

ADVERSÁRIAS

Questionado sobre a acusação de manipulação da corrida, o chefe da Red Bull Christian Horner refutou favorecimento a qualquer piloto. “Não vejo assim. Acho que as regras do safety car não prejudicaram a Ferrari. A McLaren pode ter sido um pouco ‘esperta’, mas foi penalizada por isso”, analisou.

Ele admitiu no entanto que o regulamento poderia ser revisto. “Não acho que houve manipulação, mas a FIA pode reavaliar estas regras no futuro”. A Red Bull conquistou sua quarta vitória na temporada, com Vettel, que subiu a terceiro colocado na classificação.

Já Martin Whitmarsh, da McLaren, disse que não entendeu o tom de Alonso. “O problema sempre é dos comissários, eles decidem. Isso é absolutamente normal, mas parece que Fernando tem experiências diferentes quanto a isso”, afirmou.

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