UOL Esporte Fórmula 1
 
01/07/2010 - 07h29

Massa pede à FIA urgência em esclarecer regra com safety car

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O brasileiro Felipe Massa foi um dos mais prejudicados na confusão do último fim de semana, no GP da Europa de Fórmula 1, que envolveu uma longa discussão sobre o regulamento de prova durante a entrada de um safety car. O piloto da Ferrari agora cobra urgência da Federação Internacional de Automobilismo para resolver o impasse.

A Ferrari reclamou muito após a prova - que teve Lewis Hamilton, líder do Mundial, em segundo -, principalmente com Fernando Alonso, que disse ter havido manipulação. Após o grave acidente de Mark Webber, o carro de segurança entrou na pista, ocasionando a entrada de muitos pilotos nos boxes.

Hamilton foi punido com drive through por ter passado o carro de segurança em momento irregular. Depois da prova, nove pilotos foram punidos por completarem a volta de entrada do safety car abaixo do tempo mínimo exigido.

“Eu particularmente não quero ficar remoendo o que aconteceu, porque não vai mudar nada no fato de nossa corrida ter ficado arruinada. Mas o que aconteceu precisa ser examinado, porque não é normal um piloto ter uma infração séria, como passar um safety car causando uma situação de perigo, e praticamente não ser penalizado”, disse Massa, sobre o incidente de Hamilton, mais especificamente.

Hamilton foi punido em um momento em que pôde passar pelos boxes e voltar ainda na segunda colocação, sem grandes prejuízos para sua prova. Este fator foi que causou tamanha chiadeira da Ferrari.

Para Massa, a prova foi das piores, já que ele chegou a ocupar a quarta colocação, mas após perder uma volta atrás do safety car, enquanto outros carros já paravam, voltou apenas em 17º, encerrando o GP em 14º. Ele é só o oitavo na tabela.

“Temos de conversar sobre isso, para garantir que não se repetirá. O time me contou que na próxima semana haverá uma reunião e isso é bom, um indicativo de que a FIA está prestando atenção ao tema”, completou.

ANIMADO COM O FUTURO

Apesar das críticas e do resultado negativo, Massa tem o que comemorar, já que a Ferrari parece ter encurtado a distância para McLaren e Red Bull, com um novo pacote de mudanças em seu carro.

“Olhando para a atual performance, tenho dizer que o pacote foi um bom passo adiante, permitindo que briguemos nas posições da frente”, explicou. “O importante agora é manter o desenvolvimento até o fim da temporada.”
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host