UOL Esporte Fórmula 1
 
Fred Dufour/AFP

Alonso, terceiro, o pole Vettel e Webber comemoram resultado para o grid de domingo

10/07/2010 - 10h01

Vettel faz 5ª pole em dez provas e mantém 'dinastia' da R. Bull; Massa é 7º

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em dez provas da Fórmula 1 em 2010, apenas o britânico Lewis Hamilton quebrou a monotonia de pole positions da Red Bull. Mas, correndo em casa neste fim de semana, nem mesmo ele conseguiu mudar a hegemonia de Sebastian Vettel e Mark Webber. Domingo, quem larga na primeira posição é o alemão Vettel, na nona pole position do time em dez etapas.

MASSA AVISA: 'UM ARTILHEIRO
NUNCA DESAPRENDE A FAZER GOLS'

  • AP

    O brasileiro Felipe Massa ficou apenas com o sétimo melhor tempo no treino de classificação deste sábado no GP da Inglaterra, em Silverstone, e reclamou bastante dos pneus da sua Ferrari. Além disso, Massa afirmou que “quem sabe fazer gols, não deixa de saber”, em relação à sua equipe voltar a vencer.

Além de colocar mais uma vez a Red Bull na frente, Vettel desempatou o duelo interno, com a quinta pole contra quatro do companheiro Webber. O australiano completou a dobradinha, dando todo o favoritismo na corrida para eles, que correm atrás do líder Hamilton na classificação do Mundial de pilotos.

“Não é uma surpresa, era nosso objetivo e o que realmente é interessante é o quanto nosso carro é competitivo em todo tipo de circuito”, analisou Vettel, que mandou um "Waka, Waka" no rádio ao comemorar a pole, uma lembrança clara à música da Copa do Mundo de futebol, cantada por Shakira.

Já o companheiro reclamou. “Não estou contente em segundo e não estaria feliz sendo segundo na corrida de domingo. Mas, pelo que me aconteceu em Valência (o forte acidente) é uma boa colocação.”

Com a McLaren em dificuldades e deixando de lado as inovações esperadas para a prova, Hamilton foi apenas o quarto, sem chances de se colocar à frente, como fizera no Canadá.

Com isso, a Ferrari pôde subir de produção, e Fernando Alonso cravou a terceira colocação. O brasileiro Felipe Massa, seu companheiro, sai em sétimo. Já Rubens Barrichello foi o oitavo.

A corrida em Silverstone, a décima da temporada 2010, está marcada para as 9h deste domingo, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL.

O TREINO

A primeira parte do treino manteve o que se viu na terceira e última sessão livre. Andando na casa de 1min30s8, Sebastian Vettel foi o melhor, com Massa em sexto e Barrichello em sétimo. Michael Schumacher ficou arriscado a largar entre os últimos, mas avançou em 15º.

CONFIRA O GRID DE LARGADA

1. S. Vettel (ALE/Red Bull) 1min29s615
2. M. Webber (AUS/Red Bull) 1min29s758
3. F. Alonso (ESP/Ferrari) 1min30s426
4. L. Hamilton (ING/McLaren) 1min30s556
5. N. Rosberg (ALE/Mercedes) 1min30s625
7. F. Massa (BRA/Ferrari) 1min31s172
8. R. Barrichello (BRA/Williams) 1min31s175
22. L. di Grassi (BRA/Virgin) 1min35s212

Entre os eliminados, não houve novidades, com as equipes menores se mantendo nas últimas colocações, inclusive com o substituto de Bruno Senna, o japonês Sakon Yamamoto, na última colocação. Lucas di Grassi, da Virgin, larga em 22º.

“O carro não se comportou como o esperado e não consegui fazer uma volta boa, apesar de ir bem em vários setores. Tivemos problemas com as ondulações, mas estamos mais perto da Lotus. Paciência, vamos para a corrida”, afirmou Lucas di Grassi, à TV Globo.

No Q2, mais uma vez com a Red Bull na frente, mas com Webber, a McLaren teve uma decepção forte com Jenson Button. O atual campeão, também correndo em casa, ficou apenas na 14ª colocação, fora portanto da sessão decisiva da tomada de tempos.

Para os ingleses, o Q3 não trouxe alívio. Hamilton não conseguiu melhorar o desempenho da McLaren e ficou apenas na quarta colocação, observando a dobradinha da Red Bull, quase um segundo mais veloz com Vettel e Webber, respectivamente. A pole do alemão foi com o tempo de 1min29s615.

Alonso teve um bom resultado para a Ferrari com sua terceira colocação, sem sofrer ameaças de Hamilton, mas Massa não conseguiu acompanhar seu ritmo, terminando na sétima colocação - ultrapassado no último instante por Robert Kubica, da Renault. Já Rubinho manteve o momento de alta da Williams ao cravar o oitavo tempo, duas posições à frente de Schumacher.

Uma alteração feita pela organização após o final dos treinos levou Liuzzi de 15º para 20º, punido por atrapalhar volta de Nico Hulkenberg. Já Jaime Alguersuari foi multado em US$ 5 mil por saída perigosa dos boxes.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host