UOL Esporte Fórmula 1
 
13/07/2010 - 10h20

Whiting revela que avisou Ferrari três vezes para devolver posição a Kubica

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Fernando Alonso ultrapassa o polonês Robert Kubica cortando uma chicane em Silverstone

    Fernando Alonso ultrapassa o polonês Robert Kubica cortando uma chicane em Silverstone

O diretor de corridas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Charlie Whiting afirmou nesta terça-feira que avisou a Ferrari três vezes para que o piloto espanhol Fernando Alonso deixasse o polonês Robert Kubica devolver a ultrapassagem e com isso não causar uma punição ao bicampeão mundial por ter conquistado a posição passando por fora da pista durante o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone.

Fernando Alonso recebeu voltas depois uma punição e teve que passar pelos boxes no final da corrida, o que acabou prejudicando o espanhol e deixou o piloto da escuderia italiana apenas na 14ª colocação da etapa britânica da F-1.

“Nós falamos à Ferrari três vezes que na minha opinião eles deveriam devolver a posição a Kubica. E avisamos imediatamente após a ultrapassagem. No rádio, eu sugeri a eles que se eles mudassem novamente de posição, não seria necessária a intervenção dos comissários”, afirmou Whiting em entrevista à revista Autosport.

“Mas eles não fizeram isso e na terceira comunicação disseram que Kubica estava muito atrás para que devolvessem a posição. Não era verdade que todos os comissários demoraram muito para decidir. Para nós os fatos ficaram claros imediatamente: Alonso obteve vantagem cortando o circuito”, completou o diretor de corridas.

O chefe da equipe Ferrari, Stefano Domenicali se defendeu e afirmou que a escuderia não mandou Alonso deixar Kubica passar por não ter achado que o espanhol obteve vantagem ao cortar a curva pelo lado de fora da pista.

“Ele tentou ser agressivo para ultrapassar e nós reclamamos que os pilotos não são agressivos e nos queixamos pela falta de ultrapassagens, então neste estágio sentimos normalmente que no momento precisávamos ir ao rádio com o controle de corrida para checar qual era a posição”, explicou Domenicali.

“Chamamos o controle de corrida para tomar a decisão e no momento em que nos deram a instrução de devolver a posição a Robert, ficou claro que ele havia perdido muito tempo – efetivamente ele teve um problema e abandonou. Essa foi a situação que analisamos”, completou o dirigente italiano.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host