UOL Esporte Fórmula 1
 
Fred Dufour/AFP

Frio, Webber cumprimenta Vettel após a vitória em Silverstone; australiano cutucou

22/07/2010 - 07h00

Briga na R. Bull e paz na McLaren marcam duelo entre líderes na 2ª metade da temporada

Maurício Dehò
UOL Esporte

Este fim de semana marca o início da segunda metade do Mundial 2010 de Fórmula 1. Se ainda faltam nove provas para decidir o campeão, a briga promete se acirrar e também se afunilar a partir do GP da Alemanha, em Hockenheim, uma vez que até aqui a temporada foi marcada por um equilíbrio recorde, com cinco líderes e o mesmo número de vencedores de provas. O duelo da vez é entre as brigas da Red Bull e o aparente clima de paz da líder McLaren.

Neste domingo, às 9 horas - com acompanhamento do Placar UOL -, os pilotos vão à veloz pista alemã com um cenário que pouco mudou em relação a Silverstone, onde Mark Webber ganhou: as McLarens seguem na ponta com Lewis Hamilton e o atual campeão Jenson Button, mas com o australiano próximo.

MCLAREN X RED BULL

  MCLAREN RED BULL
VITÓRIAS
4
5
CONSTRUTORES
1º (278 pts)
2º (249 pts)
POLES
1
9
PÓDIOS
11
9
VOLTA
MAIS RÁPIDA
3
3
SEUS PILOTOS
Hamilton 1º
Button - 2º
Webber - 3º
Vettel - 4º

Se na tabela tudo continua praticamente da mesma forma, o clima fora da pista só esquentou. Webber reacendeu a polêmica interna na Red Bull - iniciada com uma batida com Sebastian Vettel no GP da Turquia - ao comemorar seu triunfo dizendo no rádio: “nadal mal para um segundo piloto”. Ele reclamava de favorecimento ao alemão, que tinha uma asa diferente da sua.

Na pista, a Red Bull já mostrou ter o carro mais competitivo: são 5 vitórias contra 4 da McLaren e nas poles o placar é hegemônico, com 9 a 1. Mas a irregularidade dos pilotos tem atrapalhado, assim como a briga entre eles. Com os problemas, Hamilton tem 17 pontos de vantagem para Webber, terceiro do Mundial, e 24 para Vettel, quarto.

Além de estar com os dois pilotos nas primeiras colocações, a McLaren tem aproveitado para esbanjar seu momento de aparente tranquilidade. Se Hamilton teve problemas com Alonso em 2007, ele mostra melhor entrosamento com Button, com quem tem aparecido em grande número de eventos, sempre com ambos aos sorrisos.

Para a Red Bull, isso não vai durar. “Eles estão tentando disfarçar um pouco, mas estão competindo duramente. Se você está andando na frente, isso inevitavelmente vai acontecer”, disse Webber, durante o GP da Inglaterra.

SCHUMI: VOLTANDO A CORRER EM CASA

  • Michael Schumacher conquistou sete títulos mundiais de Fórmula 1, tornando-se um dos maiores ídolos da história do esporte alemão. Em casa, nunca decepcionou: é o maior vencedor do GP da Alemanha, com quatro triunfos. Assim, 2010 tinha tudo para ser especial para o astro no circuito de Hockenheim, sede da etapa deste fim de semana, a 11ª do Mundial. No entanto, ele chega à prova com marcas negativas e à sombra de Vettel.

“Não é fácil ter uma relação bonita e quente quando seu companheiro também é oponente. E isso eu absolutamente acho que acontece na McLaren também”, completou ele.

O chefe da Red Bull Christian Horner, que passou os últimos dias colocando panos quentes em seus próprios problemas com Webber e Vettel, é da mesma opinião.

“Qualquer um que pense que Lewis e Jenson não estão competindo e tentando levar o outro ao limite está enganado. Só leva um pequeno incidente para as coisas esquentarem entre eles, disso tenho certeza”, disse à agência Reuters.

Para Hamilton, as opiniões dos rivais não tem fundamento. Ele defende que existe um “respeito” mútuo dentro da McLaren que torna impossível um conflito neste nível. A diferença entre eles é de 12 pontos. Nas corridas, Hamilton superou o atual campeão na classificação final dos GPs sete vezes em dez provas disputadas até aqui.

Ferrari também quente

A Ferrari reiterou esta semana que ainda não desistiu do título. O chefe Stefano Domenicalli afirmou que “quem não acredita nas chances deve mudar de emprego”. Já Fernando Alonso disse que lutará enquanto a equipe tiver chances.

PROGRAMAÇÃO*

SEXTA: Treinos livres às 5h e 9h
SÁBADO: Treino livre às 6h e classificação às 9h
DOMINGO: corrida às 9h
* Horário de Brasília

No entanto, o GP de Silverstone foi mais uma decepção para a escuderia italiana, com direito a troca de farpas entre Alonso e Felipe Massa. O brasileiro disputou posição com o companheiro na largada e, tocado, teve a corrida atrapalhada por um pneu furado. Ele encerrou a prova em 15º, só uma posição atrás do espanhol, que também teve problemas.

Alonso é apenas o quinto colocado no Mundial e já vê Hamilton 47 pontos à sua frente - cada vitória esta temporada vale 25. Massa é oitavo e reclama da sorte.

“Não é bom quando alguma coisa acontece em três corridas na sequência e você não marca pontos, saindo de uma boa posição e ficando em último”, disse ele. "O meu grande problema era o grip do pneu na classificação e, depois disso, esta má sorte nestas últimas três corridas."

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host