UOL Esporte Fórmula 1
 
Patrik Stollarz/AFP

Felipe Massa foi parar na brita durante a 1ª sessão, mas encerrou o dia em terceiro

23/07/2010 - 13h12

Em 3º, Massa fala em afastar a 'zica'; brasileiros torcem contra a chuva

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Após o GP de Silverstone, o mais recente do Mundial de Fórmula 1, Felipe Massa fez um desabafo e admitiu que a falta de sorte estava o “perseguindo” nas últimas três etapas do campeonato.

Esta sexta-feira foi completamente diferente para o brasileiro, que conseguiu uma segunda e uma terceira colocação nas duas sessões de treinos do GP da Alemanha. Para o restante dos brasileiros, o resultado foi mediano, com Rubens Barrichelo em nono e a torcida quase unânime contra a chuva.

Com a Ferrari novamente em um bom momento, Fernando Alonso liderou ao fim do dia, com Massa atrás apenas do companheiro e de Vettel. Atualmente em oitavo na tabela, o resultado trouxe de volta a esperança dos bons resultados que estão em falta nas últimas semanas. Mas só a corrida pode confirmar isso.

"Tirar a zica é no domingo. Treino é treino. Vou esperar o domingo para uma boa corrida e o maior número de pontos possível para fazer uma excelente segunda parte da temporada", disse Massa em entrevista ao Tazio. Ele comemorou também o fato de os pneus terem se comportado bem, uma reclamação nas provas anteriores.

“Foi um bom começo, mas é cedo para comparar com nossos principais rivais. A mudança de condições climáticas vai ter um papel importante, mas nosso carro se comportou bem no seco e no molhado”, acrescentou. “As últimas evoluções no F10 parecem ter se comportado bem, confirmando o progresso do nosso carro.”

Dança contra a chuva

Uma tônica no discurso dos brasileiros é de que a chuva atrapalhou boa parte das duas primeiras sessões e que um tempo firme deve favorecer. Barrichello ficou em nono - ele vem de um quarto e um quinto lugares - e falou da pista molhada.

"Torço para que não fique aquele chove-não-molha, pois, com pneus duros, fica escorregadio. Vai valer a melhor estratégia", disse Rubinho, ao Tazio. “O dia foi de bastante trabalho, com chuva e seco. Tivemos a oportunidade de testar todos os pneus. Foi um dia proveitoso, e o carro continua no 'top 10', o que é o mais importante.”

Lucas di Grassi, que ficou à frente da Lotus do finlandês Heikki Kovalainen, comemorou a 21ª posição e a melhora gradual da Virgin, também torcendo pelo asfalto seco.

“Foi uma sexta-feira muito produtiva e estamos parecendo bem fortes para este fim de semana, graças a um pacote de melhorias. Espero que o tempo se estabilize para que manter a evolução e levar o melhor resultado possível para casa”, afirmou ele.

Por fim, o penúltimo colocado Bruno Senna, que volta à Hispania após ficar fora em Silverstone, comentou o acidente em que rodou e acabou preso na brita.

“Eu gostei de dirigir no molhado. Mas no fim da primeira sessão forcei demais e fui para fora da pista. Agora temos de focar no qualificatório, para termos um bom resultado na corrida”, analisou.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host