UOL Esporte Fórmula 1
 
28/07/2010 - 07h35

Brawn ataca regra que proíbe ordens de equipes na F-1

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Chefe da equipe Mercedes GP, Ross Brawn acha que ordens de equipes são normais

    Chefe da equipe Mercedes GP, Ross Brawn acha que ordens de equipes são normais

Ross Brawn estava na Ferrari quando Barrichello entregou a vitória a Schumacher na Áustria em 2002, e mostrou que não perdeu a coerência. O atual chefe da Mercedes afirmou que a atitude da escuderia italiana no GP da Alemanha foi normal, e criticou a multa imposta à equipe.

“Entendo como os fãs de Fórmula 1 devem estar desapontados com o que viram no domingo”, admitiu o inglês ao jornal Gazzetta dello Sport, lembrando da ultrapassagem polêmica de Alonso sobre Massa após uma mensagem de rádio da Ferrari.

No entanto, Brawn não condenou a escuderia: “A regra que proíbe ordens de equipes não é realista. Os times e a FIA precisam encontrar juntos uma solução transparente, que mantenha a integridade da competição e a proteção do esporte”, avaliou.

Por interferir no resultado do GP da Alemanha, a Ferrari levou uma multa de US$ 100 mil. O caso ainda será estudado no Conselho Mundial. A Ferrari quebrou a regra 39.1 do regulamento da FIA, que afirma que “ordens de times que interfiram no resultado de uma corrida são proibidas”.

Para evitar situações como essa, Brawn explicou que seus pilotos são instruídos a evitar disputas diretas um contra o outro: “Se um deles tem a chance de ser campeão e o outro não, queremos que ambos ajam em benefício da equipe, sem jogar fora nenhuma oportunidade”.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host