Topo

Fórmula 1

Ferrari rebate Lauda e o chama de "moralista de memória curta"

Lauda na Ferrari em 77: após críticas, escuderia afirmou que ele é "moralista hipócrita" - Arquivo AP
Lauda na Ferrari em 77: após críticas, escuderia afirmou que ele é "moralista hipócrita" Imagem: Arquivo AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/08/2010 16h00

Quando quer opinar sobre casos polêmicos sem expor a imagem de seus dirigentes, a Ferrari aciona um personagem misterioso que assina textos ácidos no site oficial da escuderia. Em italiano, ele é o “Grilo Rampante”. Em inglês, é o “Horse Whisperer”, ou “cavalo fofoqueiro” em tradução livre. Ele já havia sido acionado para criticar a presença das equipes nanicas. Agora, para retribuir a “pancada” anunciada por Niki Lauda.

TROCA DE FARPAS
LAUDA X FERRARI

Eles cometeram um erro e receberam uma punição imediata. E vão levar pancada do Conselho Mundial, pode ter certeza

Niki Lauda, ex-piloto tricampeão da F-1

Desta vez, o bom e velho Niki está perdendo uma boa oportunidade de manter a boca fechada, uma vez que, quando era piloto da Ferrari, a política era perfeitamente conveniente a ele.

Grilo Rampante, cronista misterioso da Ferrari e sátira de "Cavalo Rampante", apelido da escuderia

O ex-piloto tricampeão, que ganhou dois títulos com a Ferrari, declarou nesta semana que a FIA deveria dar uma “pancada” na Ferrari na reunião que vai julgar o comportamento da equipe no GP da Alemanha, em que Felipe Massa deixou Alonso passar após uma ordem divulgada no rádio da escuderia.

Para Grilo Rampante, Lauda não passa de um “moralista de memória curta” – este é o título de seu artigo publicado nesta sexta-feira no site oficial da escuderia. E o misterioso autor se justifica.

“Após os eventos em Hockenheim, uma onda de hipocrisia reinou no paddock, com diversos especialistas, jovens e velhos, interessados em falar: alguns voltaram aos eixos após a ordem de seus mestres, mas outros continuaram a pronunciar sentenças à toa”.

"A última vem da Áustria, de uma pessoa que, mesmo tendo pendurado o capacete, não perde a chance de dar opiniões para todos os lados mesmo que, em mais de uma ocasião, teve de ceder com acrobacias verbais para ficar a favor do vento”, continuou o artigo.

“Desta vez, o bom e velho Niki está perdendo uma boa oportunidade de manter a boca fechada, uma vez que, quando era piloto da Ferrari, a política era perfeitamente conveniente a ele".

FERRARI: MAIOR GASTO EM SALÁRIOS

  • Fernando Alonso ganha 30 milhões de euros, e Felipe Massa, 14 milhões. Além disso, a escuderia ainda gasta outros 16 milhões por causa de Kimi Raikkonen, que nem está mais no grid.
    Veja o levantamento completo.

"Onde estava sua moral quando, ao longo dos anos, muitos têm sido culpados de ações hipócritas?”, questiona o “grilo” ferrarista.

O “fofoqueiro” ainda rebateu a previsão de Lauda sobre a sentença da reunião marcada para o dia 8 de setembro: “O tempo vai dizer: neste tipo de situação, o melhor comportamento é respeitar e confiar na autoridade máxima da entidade que governa o esporte”.

Na Alemanha, a Ferrari cometeu duas infrações ao regulamento da FIA. O artigo 39.1 proíbe as ordens de equipe que interfiram no resultado de uma corrida. Além disso, a escuderia foi enquadrada no artigo 151, por comprometer a credibilidade do esporte. Por isso, será julgada pelo Conselho Mundial no dia 8.

Fórmula 1