Topo

Fórmula 1

Chandhok inaugura circuito coreano, elogia traçado, mas alerta para obras

Indiano Karun Chandhok pilota Red Bull na inauguração do autódromo coreano - REUTERS/Lee Jae-Won
Indiano Karun Chandhok pilota Red Bull na inauguração do autódromo coreano Imagem: REUTERS/Lee Jae-Won

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/09/2010 08h21

O piloto indiano Karun Chandhok foi o primeiro da Fórmula 1 a colocar as rodas na pista do novo circuito da Coreia do Sul. A pista de Yeongamfoi inaugurada neste sábado, com um cenário de obras, e receberá a categoria máxima do automobilismo entre os dias 22 e 24 de outubro, na primeira prova que tem como sede o país asiático.

Contratado pela Hispania, onde correu ao lado de Bruno Senna, o indiano foi emprestado para a Red Bull para realizar eventos, e foi com carro de Webber e Vettel que acelerou no novo asfalto. Chandhok elogiou o traçado do circuito, mas alertou contidamente para as obras que ainda estão em andamento e preocupam a Federação Internacional de Automobolismo (FIA).

FIA 'burla' regra para dar tempo às obras na Coreia

A FIA vai esperar até o dia 21 de setembro para fazer a inspeção final do circuito de Yeongam, que irá receber o GP da Coreia do Sul. A entidade confirmou que vai esperar até um mês antes da data prevista para dar o seu aval, mas as regras preveem inspeções em até 90 dias antes da corrida.

“A pista ainda precisa de trabalho no asfalto e nas zebras”, afirmou o piloto. “Mas os organizadores dizem que tudo está nos prazos e mostram confiança para que tudo esteja pronto a tempo. O local é muito legal.”

“Olhando para a infraestrutura, as garagens e construções para as equipes estão quase acabadas. Só acho que os times terão de trazer uns 30% a mais em móveis para caberem”, acrescentou.

Como o que interessa são os carros na pista, neste ponto Chandhok foi todo elogios. “O circuito tem um desenho realmente interessante. Tem uma boa mistura de curvas e acho que veremos ultrapassagens no primeiro setor - há longas retas e curvas de baixa”, explicou.

Cerca de quatro mil espectadores compareceram ao evento, que ainda teve prova de Formula BMW e shows com carros locais.

*Com agências internacionais
 

Fórmula 1