Topo

Fórmula 1

Possível entrada da Bulgária na F-1 excluiria GPs de Hungria e Turquia

Observado por Alonso, Felipe Massa comemora sua primeira vitória no GP da Turquia, em 2006 - Daniel Maurer/AP
Observado por Alonso, Felipe Massa comemora sua primeira vitória no GP da Turquia, em 2006 Imagem: Daniel Maurer/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/10/2010 16h40

A possibilidade da entrada de um Grande Prêmio da Bulgária na Fórmula 1 pode significar a saída das etapas da Hungria e da Turquia a partir de 2012, de acordo com a agência húngara de notícias Novinite.

A revelação foi feita pelo responsável pelo automobilismo búlgaro e organizador da suposta nova etapa da categoria, Bogdan Nikolov, que afirmou nesta semana que o contrato para o início do GP da Bulgária em 2012 pode ser assinado já em novembro deste ano.

“Se houver um Grande Prêmio de Fórmula 1 em Sofia, não precisaríamos de corridas em Istambul (na Turquia) e Hungaroring (na Hungria). Seremos o único Grande Prêmio do leste europeu”, afirmou Nikolov à agência de notícias Novinite.

O anúncio segue um escândalo do início deste ano, quando investidores de Abu Dhabi se mostraram contrários à possibilidade de a Bulgária receber o evento. Mas Nikolov insiste que os investidores árabes ainda estão interessados no projeto, sugerindo que o escândalo ocorreu por interesses “competitivos”.

O Grande Prêmio da Turquia faz parte do calendário da F-1 desde 2005 e foi vencido três vezes pelo brasileiro Felipe Massa, já o GP da Hungria é disputado em sequência desde 1986, com seis vitórias de brasileiros, sendo três de Ayrton Senna, duas de Nelson Piquet e uma de Rubens Barrichello.

Fórmula 1