Topo

Fórmula 1

Por segurar Alonso no último GP, Petrov fica próximo da renovação

Vitaly Petrov não deixou Alonso passar e foi decisivo para o título de Vettel - Mark Thompson/Getty Images
Vitaly Petrov não deixou Alonso passar e foi decisivo para o título de Vettel Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/11/2010 14h27

O russo Vitaly Petrov ficou mais perto de um acerto para renovar seu contrato com a Renault depois da sua performance no GP dos Emirados Árabes, em que ajudou a definir o título de Sebastian Vettel ao segurar Fernando Alonso na sétima posição.

Passou pela minha cabeça deixar Alonso passar. Mas me lembrei de 2008, quando Vettel quase tirou o campeonato de Hamilton por não deixá-lo passar

Vitaly Petrov, piloto da Renault

Apesar de uma temporada marcada por erros e acidentes, o piloto de 26 anos ganhou pontos pelo sexto lugar em Abu Dhabi, e ainda conta com o apoio da Lada, montadora russa que patrocina a Renault.

“O desempenho dele em Abu Dhabi será um ponto positivo na nossa avaliação. Mas ainda precisamos sentar, e eu preciso ter certeza de que minha mente está fresca antes de pensar nessa situação”, declarou o chefe da Renault, Eric Boullier, à revista Autosport.

“Houve algumas frustrações, mas eu considero que, no pacote geral, tenho que dizer que Abu Dhabi foi positivo para ele”, completou Boullier, sobre as chances de Petrov continuar na Renault para a temporada de 2011.

Neste ano, Petrov terminou com apenas 27 pontos na classificação, enquanto o companheiro Robert Kubica teve uma pontuação cinco vezes melhor. “Ainda há algo a melhorar, mas eu vou ser muito franco com ele. Mas há mais coisas positivas do que negativas sobre ele”, avaliou o chefe da Renault.

Em Abu Dhabi, Petrov “correu como se estivesse valendo a vida”, nas palavras do próprio Alonso, e se defendeu do espanhol por mais de meia corrida. Na terça-feira, o russo declarou que chegou a pensar em deixar o piloto da Ferrari passar.

“Mas então eu me lembrei de 2008, quando Vettel quase tirou o campeonato de Hamilton por não deixá-lo passar”, declarou Petrov à imprensa russa, lembrando do GP do Brasil em que Felipe Massa perdeu o título na última curva.

Fórmula 1