Topo

Fórmula 1

Agente de Alonso, Briatore não condena Ferrari e culpa pista por derrota

Alonso não conseguiu ultrapassar Petrov na pista de Abu Dhabi e perdeu título - Paul Gilham/Getty Images
Alonso não conseguiu ultrapassar Petrov na pista de Abu Dhabi e perdeu título Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/11/2010 10h50

O italiano Flavio Briatore evitou participar da “caça às bruxas” na Ferrari depois do erro de estratégia que custou o título a Fernando Alonso. Empresário do espanhol, o dirigente reconheceu a dificuldade de se tomar decisões sob pressão em uma corrida crucial, e apontou o traçado da pista de Abu Dhabi como o principal ‘vilão’ do seu cliente.

“É um escândalo que a pista de uma corrida decisiva não permita uma única ultrapassagem. Mônaco tudo bem, mas Abu Dhabi fica no meio do deserto, onde poderiam facilmente ter construído as retas e curvas corretas”, avaliou Briatore, lembrando que Alonso perdeu porque não conseguiu ultrapassar a Renault de Vitaly Petrov.

Briatore reconheceu que a estratégia da Ferrari foi errada: “Deveria ter sido uma corrida diferente para Fernando. Eles não tinham que ficar pensando no Mark Webber, porque Fernando estava rápido”, comentou o dirigente afastado da Fórmula 1 , que também é empresário do piloto australiano.

Ele se referiu à parada precoce de Alonso para acompanhar Webber. No entanto, o espanhol não conseguiu recuperar suas posições na pista depois dos boxes. “Acho que eles interpretaram mal quando o Mark foi trocar pneus. Não foi uma tática, ele tinha batido com o pneu no muro”, explicou.

Por fim, Briatore não confirmou que Alonso ganharia o título se fosse ele quem mandasse na estratégia da Ferrari: “No dia após a corrida, todo mundo fica mais sábio. Antes e durante é mais difícil, as decisões têm que ser feitas em um segundo, e sem risco de errar”, analisou.

Fórmula 1