Topo

Fórmula 1

Ex-campeões, Prost e Villeneuve divergem sobre futuro de Vettel após título

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/12/2010 10h48

Dois ex-campeões da Fórmula 1 mostraram opiniões bastante distintas sobre o futuro de Sebastian Vettel, alemão que faturou a taça desta temporada da categoria máxima do automobilismo. A principal diferença na análise de Alain Prost e Jacques Villeneuve é quanto à maturidade do piloto.

“Ele é muito veloz, mas sinto que terá problemas para controlar suas emoções”, disse o canadense Villeneuve, campeão de 1997, em entrevista à Auto Hebdo.

“Eu o vi mostrando o dedo aos comissários no paddock em uma ocasião e acho difícil entender seu comportamento, que se parece com o de uma criança”, completou o piloto, que culpa a idade: 23 anos. “Ele sempre foi tratado assim. Aos 14, já sabia que correria de F-1. Quando erra, dizem a ele que ‘não, não fez nada de errado’. Vamos ver como ele reage sendo um campeão.”

Para Villeneuve, um caso semelhante é o de Lewis Hamilton, que chegou à F-1 com este tipo de comportamento, mas mostrou estar amadurecendo após uma temporada fraca este ano, com a McLaren. “Se ele for como o inglês, vencerá mais títulos”, concluiu.

Já Prost, um vencedor de quatro títulos e lendário arquirrival de Ayrton Senna, diz ser um fã de Vettel. Prega, inclusive, que o alemão mostra maturidade.

“Ele é muito jovem, mas já mostra ser maduro. Eu também vejo frescor, um entusiasmo que eu realmente gosto. Isso não acontece com todos os jovens que chegam à F-1”, afirmou Prost.

“O que me surpreende é que muitos jovens não mostram paixão por guiar, eles parecem estar correndo só por negócios. Mas em Vettel vejo o contrário e espero que este sentimento permaneça com ele”, adicionou. “Claro que fui crítico quando ele criou confusão em algumas ocasiões, mas vi uma mudança radical. Ele é um grande campeão, podemos dizer ‘bravo’.”

Fórmula 1