Topo

Fórmula 1

Massa diz que liberação do jogo de equipe na F-1 "não muda nada"

Felipe Massa afirmou que pretende ser o maior rival de Fernando Alonso em 2011 - AP Photo/Luca Bruno
Felipe Massa afirmou que pretende ser o maior rival de Fernando Alonso em 2011 Imagem: AP Photo/Luca Bruno

Das agências internacionais

Em Madonna di Campiglio (Itália)

13/01/2011 09h50

Ao deixar Fernando Alonso ultrapassar e assumir a liderança do GP da Alemanha do ano passado, Felipe Massa protagonizou a maior polêmica da temporada e inspirou uma mudança no regulamento, que agora permite as ordens de equipe. Mas o brasileiro assegurou que não está preocupado com as novas regras.

“O importante é que a regra esteja clara. Não muda nada. Como sempre, vou tentar conseguir o maior número de vitórias desde o começo do campeonato até o final. Foi assim também no ano passado. Havia dois títulos em jogo, e todos os pontos eram importantes”, declarou Massa na coletiva da Ferrari em Madonna di Campiglio.

Após o episódio da Alemanha, a Ferrari foi multada em US$ 100 mil. No final da temporada, a FIA determinou: "O artigo proibindo as ordens de equipe (39.1) foi deletado. Os times serão alertados que quaisquer ações que possam trazer má reputação ao esporte”.

A armação marcou negativamente a temporada de Massa, que já não foi boa. Mas o brasileiro diz não ter pressão extra: “Desde que cheguei aqui, cada ano tem sido decisivo. Sempre existiu a mesma pressão. Mas o importante são os resultados, e não ficar pensando que fui mal no ano passado. Acho que, com as mudanças neste ano, aquela situação não vai se repetir, e me sinto muito motivado”.

Massa se referiu à mudança dos pneus, principal deficiência em seu pacote de ajustes no ano passado. Com pneus Pirelli, ele já demonstrou bom desempenho nos testes e arrancou elogios do chefe Stefano Domenicali: “Estou convencido de que ele vai reagir positivamente. Eu vi o Felipe já com uma cara diferente nos primeiros testes com a Pirelli”.

Quem também teve problemas com pneus em 2010 foi Michael Schumacher. Mas Felipe Massa concordou com o companheiro Fernando Alonso ao apontar o alemão como um dos favoritos em 2011: “Segue sendo um piloto incrível e é o que tem mais títulos, isso quer dizer que ele é o melhor do grid”.

Por fim, Massa disse que o seu maior desejo para a temporada é disputar o título com Alonso. “Seria o melhor, porque isso significaria que temos um grande carro. Ficaria muito feliz, mas estou preparado para lutar contra qualquer um”, comentou o brasileiro.

Fórmula 1