Topo

Fórmula 1

Tensão no Bahrein faz GP2 cancelar etapa no circuito de estreia da F-1

Circuito de Sakhir, no Bahrein, ficou sem médicos por causa das manifestações - AFP
Circuito de Sakhir, no Bahrein, ficou sem médicos por causa das manifestações Imagem: AFP

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

17/02/2011 07h58

A estreia do campeonato de Fórmula 1 marcada para o dia 13 de março no Bahrein está cada vez mais ameaçada pelas manifestações políticas no país. Nesta quinta-feira, a organização da GP2 cancelou a segunda etapa que seria disputada no circuito de Sakhir por causa da violência nas ruas.

"Por causa dos atuais acontecimentos no Bahrein, a pedido da Federação de Automobilismo do Bahrein, foi decidido que a etapa que seria realizada nesta semana no circuito de Sakhir está cancelada por força maior", comunicou a organização da GP2.

Em comunicado, o chefe do circuito do Bahrein, Shaikh Salman bin Isa Al Khalifa, destacou que fará o que for preciso para manter a data da abertura do campeonato: “A segurança de todos é a prioridade. Nosso foco atualmente continua sendo entregar um evento bem sucedido, e continuamos a monitorar a situação de perto, em associação com as autoridades. Vamos responder apropriadamente a qualquer desenvolvimento que for necessário”.

Pelo menos quatro pessoas foram mortas e mais de cem feridas na noite de quarta para quinta em Manama, enquanto a polícia tentava dispersar os manifestantes xiitas que protestam por reformar políticas e mais poder de decisão no império árabe dominado pelos sunitas.

A revolta popular conta com participação sem precedentes no país, um arquipélago com superfície de 727 quilômetros quadrados no qual vive pouco mais de 1 milhão de pessoas, metade deles estrangeiros.

RAZIA RELATA TENSÃO NO BAHREIN

Estava tudo bem até chegarmos, mas as coisas têm piorado a cada dia. É muita policia para todo lado; é um pouco assustador ver tanques de guerras nas ruas. Leia mais

Por causa dos acontecimentos locais, a equipe médica que atende o circuito foi temporariamente acionada pelos hospitais da cidade para casos de emergência.

No começo do dia, a organização tinha apenas adiado os treinos de quinta, mas depois decidiu cancelar a etapa inteira, e colocou em dúvida a realização da corrida de Fórmula 1 no país.

As equipes de Fórmula 1 deverão começar a chegar no Bahrein daqui a duas semanas, já que os últimos testes coletivos de pré-temporada acontecem a partir do dia 3 de março. O circuito de Sakhir recebe a categoria desde 2004.

*Atualizada às 12h55

Fórmula 1