Topo

Fórmula 1

Pilotos se reúnem com a FIA e pedem mudanças para asa móvel e novos pneus

Rubens Barrichello é o presidente da GPDA e defende uso prudente da asa traseira móvel - Paulo Whitaker/Reuters
Rubens Barrichello é o presidente da GPDA e defende uso prudente da asa traseira móvel Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/03/2011 08h19

A GPDA (Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios) se reuniu nesta semana com representantes da FIA e das equipes para pedir mudanças no regulamento sobre dois novos componentes dos carros de Fórmula 1 em 2011: a asa traseira móvel e os pneus Pirelli.

Liderada por Rubens Barrichello, a associação dos pilotos defendeu que o uso da asa móvel seja permitido somente para as corridas. O brasileiro da Williams mostrou preocupação quanto ao acionamento do dispositivo durante os treinos.

“Acho que deve ser usada, mas de forma a ajudar a promover as ultrapassagens. Mas os pilotos vão ficar tentados a fazer curvas rápidas com a asa aberta, e podemos ver acidentes por causa disso”, alertou Barrichello.

O principal temor é a repetição do acidente envolvendo Mark Webber e Heikki Kovalainen em Valência no ano passado, quando o carro do australiano decolou na pista. “Temos a chance de fazer alguma coisa agora, para não precisarmos falar disso depois que um acidente acontecer”, disse Kovalainen.

Mas, segundo o jornal finlandês Turun Sanomat, a ideia de restringir o uso da asa móvel em treinos não foi bem aceita pela Ferrari, apesar de ter recebido o apoio da Red Bull. Além dos chefes e diretores técnicos das equipes, também esteve presente na reunião o diretor de provas da FIA, Charlie Whiting.

Outra reclamação foi quanto aos novos pneus Pirelli, especialmente para a chuva. O brasileiro Felipe Massa pediu mudanças: “A maioria dos pilotos concorda que a aderência precisa melhorar, porque se tivermos um GP como na Coreia no ano passado, será difícil correr”, disse o piloto ao jornal El Mundo, alertando para o risco de cancelamento de corridas na chuva por causa dos pneus.

Fórmula 1