Topo

Fórmula 1

Presidente da FIA defende numeração fixa para identificar pilotos na F-1

Carros sem números fixos nem nomes dos pilotos confundem os espectadores, segundo Jean Todt - REUTERS/David Gray
Carros sem números fixos nem nomes dos pilotos confundem os espectadores, segundo Jean Todt Imagem: REUTERS/David Gray

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/03/2011 08h31

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, admitiu que tem dificuldade para saber quem é quem no grid da Fórmula 1 quando os carros estão em ação, e defendeu mudanças para facilitar a identificação dos pilotos.

Todt sugeriu a adoção de números fixos para os pilotos, assim como acontece na Nascar ou na MotoGP. Em entrevista ao jornal australiano The Age, o francês também disse que seria mais fácil se os carros tivessem as inscrições dos nomes de cada um.

“Como na Nascar... um piloto que está chegando na Fórmula 1, receberia um número. E continuaria com ele até o final da sua carreira. Você poderia identificá-lo sempre pelo número”, avaliou o presidente da FIA.

“No momento, você não consegue achar o número, e nem o nome”, completou Todt, admitindo ser difícil convencer a todos sobre a mudança, já que as equipes precisam de espaço nos carros para exibir as marcas dos seus patrocinadores.

“Não tenho o poder de mudar algo que me desagrada sem criar um conflito desnecessário. É preciso ter uma base sólida para a mudança, um mínimo apoio entre a comunidade da Fórmula 1. Até agora, infelizmente, ninguém está interessado. Mas ainda vai mudar...”, encerrou Todt.

Fórmula 1