Topo

Fórmula 1

Dupla da Ferrari se adapta à nova realidade e descarta fazer previsões

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

25/03/2011 08h50

Felipe Massa e Fernando Alonso entraram na pista na madrugada desta sexta-feira para os primeiros movimentos da Fórmula 1 na Austrália. Com as fases de testes já superadas, a dupla titular da Ferrari mostrou adaptação à nova realidade da categoria, mas não tentou fazer previsões sobre o que poderá acontecer no final de semana em Melbourne. Por enquanto, os carros da McLaren são os mais rápidos.

  • Fred Dufour/AFP

    F-1 muda regras por maior emoção e ultrapassagens, mas pilotos reclamam

    A rotina de corridas pouco emocionantes e raras ultrapassagens fizeram a FIA [Federação Internacional de Automobilismo] pensar em novidades para a Fórmula 1. O regulamento técnico de 2011 foi o principal alvo dos dirigentes, em busca de colocar mais tempero nas corridas. Os pilotos, a partir de agora com mais funções a desempenhar na pista, reclamaram da falta de segurança, da quantidade de botões no volante e da rápida deterioração dos pneus.

Jenson Button e Lewis Hamilton ocuparam as duas primeiras colocações. Button garantiu o posto de mais rápido do dia, com 1min25s854. Massa teve desempenho discreto e terminou na sessão na sétima posição. O brasileiro admitiu que esperava uma posto mais alto na tabela de tempos, mas preferiu destacar a adaptação do time aos pneus Pirelli, novidade da temporada 2011.

"Daquilo que vimos, os pneus macios apresentam menos degradação que esperávamos, mas temos que descobrir se será esse o caso na corrida. A pista é, definitivamente, menos dura com os pneus do que é Barcelona, por exemplo, onde testamos muito", disse Massa.

O piloto da Ferrari comenta sobre os rivais para o GP da Austrália, marcado para as 3h (horário de Brasília) da madrugada de domingo. Entretanto, o brasileiro não é taxativo sobre as escuderias mais fortes. “McLaren e Red Bull aparentam estar muito fortes, mas há outros carros que também podem estar no ritmo”.

Alonso teve um dia com melhor resultado. O bicampeão mundial terminou as duas sessões em terceiro lugar, sendo superado pela dupla da Red Bull de manhã e pelas McLaren de tarde. Apesar de ver de perto a força dos carros adversários, o espanhol fugiu de uma previsão, quando questionado sobre o assunto.

“Na verdade, esses dois treinos livres não revelaram a real relação de forças das equipes. De manhã, a Red Bull foi bem e, à tarde, foi a vez da McLaren, com Mercedes e nós no bolo, enquanto Williams e Renault também parecem competitivas”, analisou Alonso.

As sessões deste sábado podem deixar as coisas mais claras para Alonso, que aponta a importância de uma estratégia perfeita da Ferrari para a corrida e a conquista de um bom lugar no grid de largada no treino oficial. “Há muitas equipes que podem ter uma chance de lutar pela vitória. Portanto, é óbvio que será necessário ter um bom sábado, sem erros, se você quiser começar na primeira fila”, encerrou.

Fórmula 1