Ex-time de Senna inaugura regra de 107%, fica fora e piloto acha "fantástico"
A regra da temporada 2011 para deixar fora do grid os carros com tempo acima de 107% do tempo do primeiro colocado no Q1 poderia ter causado danos a várias equipes de 2010, mas, nesta primeira prova do ano, apenas a Hispania, por onde correu o brasileiro Bruno Senna no ano passado, foi a única a dar vexame em Melbourne. Exceto na opinião do piloto italiano Vitantonio Liuzzi, que disse ter achado "fantástico" o desempenho alcançado pela equipe.
Uma das novidades da categoria neste ano, a regra que reduziu o grid do GP da Austrália para 22 carros foi recolocada justamente para evitar que carros muito lentos pudessem atrapalhar os outros nas corridas e a Hispania, time mais devagar e problemático do ano passado seguiu à risca para o início da atual temporada e ‘reinaugurou’ a punição.
VETTEL MARCA NOVO RECORDE DA PISTA
Com o tempo de 1min23s529, Sebastian Vettel teve o início ideal para a temporada seguinte ao seu primeiro título na F-1 e garantiu a pole position ao baixar o recorde que havia sido registrado por Michael Schumacher em 2004, de 1min24s125 |
Sem ter ido para a pista em nenhum instante na pré-temporada, a escuderia espanhola que estreou no ano passado conseguiu piorar sua imagem e participou apenas de dois treinos livres com um dos carros antes da classificação, sendo que na sexta-feira não chegou a registrar tempo.
No treino de definição do grid, a equipe demonstrou as esperadas deficiências e andou sempre acima do limite dos 107% com seus dois pilotos. A dupla precisava ao menos fazer uma volta dentro de 1min31s266 para se garantir na corrida australiana, mas ficou longe de alcançar o feito
Vitantonio Liuzzi ficou pouco mais de 1s acima do tempo com 1min32s978 no total de 11 voltas dadas, enquanto o indiano Narain Karthikeyan foi ainda pior com o tempo de 1min34s293.
A esperança da equipe de que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pudesse aliviar a punição na primeira corrida e permitir que o time espanhol pudesse correr neste domingo foi encerrada pela entidade logo após o treino, com a recusa no pedido da Hispania.
A Hispania fez o requerimento à FIA alegando ‘circunstâncias excepcionais’, mas não recebeu a permissão dos comissários para correr após ter tido problemas para deixar os carros prontos para os treinos.
MASSA RODA E RECLAMA DE NOVOS PNEUS
Em um treino classificatório com desempenho decepcionante da Ferrari, segundo declarações dos pilotos, Felipe Massa fez apenas o oitavo tempo e voltou a se queixar da falta de aderência dos pneus |
Embora o time espanhol tenha ficado fora do grid, o piloto Vitantonio Liuzzi demonstrou otimismo e afirmou, sem ironias, que a Hispania tem de estar orgulhosa pelo que conseguiu fazer após ser a última a conseguir deixar seus carros prontos.
“Acho que temos de estar orgulhosos pelo trabalho feito. Não foi o que queríamos, mas acho que temos de levar em consideração o fato de que a primeira vez em que fizemos tempo no na classificação”, afirmou Liuzzi.
“Há uma estrutura para o futuro e apenas vamos levar tempo. Começamos com três meses mais tarde que todos os outros e agora estamos pagando as consequências. Acredito neste projeto e estou certo de que vamos surpreender as pessoas. Terminamos em 23º e 24º, mas temos certeza que com mais voltas e mais tempo estaremos bem perto de nossos adversários.”
O GP da Austrália será realizado na madrugada deste domingo. O início da prova está marcado para as 3h (horário de Brasília). A Rede Globo irá transmitir o evento. O UOL Esporte também acompanhará todos os detalhes da corrida.
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