Topo

Fórmula 1

Causadores de emoções, pilotos brasileiros têm erros e queixas de pneus

Rubens Barrichello escapa da pista durante o GP da Austrália em Melbourne - Paul Crock/AFP
Rubens Barrichello escapa da pista durante o GP da Austrália em Melbourne Imagem: Paul Crock/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/03/2011 12h00

Com a redução para apenas dois pilotos brasileiros no grid, a temporada começou marcada por erros, problemas no carro e o protagonismo dos momentos mais emocionantes do Grande Prêmio da Austrália em Melbourne para Felipe Massa, da Ferrari, e Rubens Barrichello, da Williams.

Assim como fez após os treinos de classificação, Felipe Massa voltou a se queixar de problemas com os pneus depois da corrida em que foi um dos destaques nas dez primeiras voltas ao segurar o inglês Jenson Button em uma intensa disputa por posições que acabou tendo Fernando Alonso beneficiado após a saída da pista do brasileiro e a punição do piloto da McLaren.

VETTEL VENCE A 1ª COM TRANQUILIDADE

  • Daniel Munoz/Reuters

    Sem ser ameaçado em nenhum momento após largar na pole position, o alemão Sebastian Vettel venceu a abertura da temporada em Melbourne, com Lewis Hamilton, da McLaren, em segundo lugar e Vitaly Petrov, da Renault, em terceiro

Vice-campeão da temporada 2008, Massa passou a maior parte da última temporada reclamando da adaptação dos pneus da Bridgestone ao seu carro. A empresa japonesa deixou a Fórmula 1, entrou a Pirelli e os problemas continuaram a ser citados pelo piloto da Ferrari, que disse após a corrida ter sofrido com o desgaste dos compostos.

“As coisas começaram com o pé direito com uma boa largada e uma boa defesa das tentativas de ataque de Button. Então, tentamos adiantar o uso dos pneus duros, mas isso não compensou e tivemos que fazer o terceiro pit stop próximo do fim, o que me custou algumas posições. Na segunda parte, sofri muito com o desgaste do pneu traseiro e não consegui manter um bom ritmo”, se queixou Felipe Massa, que aprovou as novas medidas para aumentar as ultrapassagens.

"Os novos elementos, como a asa traseira, funcionaram como deveriam. Nós definitivamente vimos mais ultrapassagens do que no ano passado", analisou o piloto que terminou em nono lugar, mas herdou a sétima colocação com as desclassificações de Sergio Perez e Kamui Kobayashi, da Sauber, por irregularidade apontada na asa traseira. Enquanto isso, o companheiro de Massa, Fernando Alonso, foi o quarto.

Já o experiente Rubens Barrichello viveu um fim de semana em que alternou momentos de destaque, chegando a colocar o carro da Williams entre os primeiros nos treinos livres e fazendo várias ultrapassagens em sequência na corrida depois de ter caído para a última posição na largada, com erros que o próprio assumiu ter cometido em momentos importantes.

VETTEL FESTEJA, MAS NÃO VÊ DOMÍNIO

  • Mark Thompson/Getty Images

    Sem precisar do Kers em seu carro para vencer o Grande Prêmio da Austrália e iniciar a temporada 2011 na liderança do campeonato, o alemão Sebastian Vettel demonstrou maturidade após o título do ano passado e preferiu manter os pés no chão apesar dos elogios ao seu carro e do apontamento desde já como favorito ao título.

No treino de classificação, Barrichello já havia saído no Q2 ao rodar sozinho e ficar parado na brita. Na corrida em Melbourne, o piloto que iniciou sua 19ª temporada acabou cometendo um erro em seu melhor momento ao tentar ultrapassar o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e acabou sendo punido. Nos dois casos o piloto da Williams admitiu a culpa, mas na corrida os pneus também não saíram ilesos.

“Eu não estava tentando ultrapassar [Rosberg] naquele ponto, eu estava me defendendo do Kobayashi. Pensei que tínhamos pneus com aderência e freamos em diferentes pontos. Rosberg freou antes e eu já estava no meio da curva sem conseguir parar o carro”, afirmou Barrichello, que depois de receber a punição não se recuperou na corrida e acabou abandonando com problemas no câmbio, mesma causa da saída do companheiro Pastor Maldonado.

“Largando atrás não tem jeito, tem que ir para cima mesmo. Passamos bastante gente e foi uma corrida emocionante até a pancada.Vamos nos classificar melhor na próxima e esperar por uma bela corrida. Assistindo ao tape da corrida, uma pena a batida. Eu estava fechando a porta para o Kobayashi e freando por dentro da curva escorreguei no Rosberg”, completou o piloto da Williams.

Fórmula 1