Topo

Fórmula 1

Alonso sugere blefe e não acredita que a Red Bull esteja usando o Kers

Fernando Alonso fica em quinto lugar no treino de classificação para o GP da Malásia - Paul Gilham/Getty Images
Fernando Alonso fica em quinto lugar no treino de classificação para o GP da Malásia Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Das agências internacionais

Em Kuala Lumpur (Malásia)

09/04/2011 10h59

O alemão Sebastian Vettel colocou o sistema de recuperação de energia cinética (Kers) como o fator que fez a diferença para a conquista da pole position no Grande Prêmio da Malásia, mas o espanhol Fernando Alonso cogitou um possível blefe da equipe Red Bull e disse não acreditar que o Kers tenha sido utilizado pelo time austríaco.

“Não acreditamos que eles tenham Kers. Se têm, usam um sistema diferente”, afirmou Fernando Alonso sobre a possibilidade de a Red Bull não estar usando o Kers.

“A velocidade na reta dos boxes, quando abrimos a volta lançada, é 10 km/h mais rápida que em voltas normais. Eles fazem sempre a mesma velocidade, não aumenta de maneira alguma. Se você tem o Kers e não usa, não é eficaz. Ou o usam de maneira diferente, ou não o têm”, justificou o espanhol.

Curiosamente, o sistema foi um dos fatores lembrados por Vettel para a melhora no desempenho no final do treino para obter a pole position.

“Estou muito feliz pelo duro trabalho que eles fizeram com o Kers e acho que fez a diferença hoje. Sem ele acho que teríamos ficado atrás dos pilotos da McLaren, então estou bem feliz com isso”, afirmou Vettel.

Terceiro colocado no grid para correr na Malásia, o australiano Mark Webber, companheiro de Vettel da Red Bull, também apontou o Kers como diferencial na briga com a McLaren pelas primeiras posições.

“O Kers é algo que sempre vai te empurrar e para podermos usar os rapazes fizeram um trabalho monumental em tudo aqui. É uma longa temporada e precisamos tentar avançar o mais rápido possível, estamos aprendendo a cada volta”, afirmou Webber após a classificação.

Fórmula 1