Topo

Fórmula 1

Alonso e Hamilton são punidos após disputa, mas só inglês é prejudicado

Fernando Alonso passa em frente ao pitwall da Ferrari durante o GP da Malásia - Mark Thompson/Getty Images
Fernando Alonso passa em frente ao pitwall da Ferrari durante o GP da Malásia Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Das agências internacionais

Em Kuala Lumpur (Malásia)

10/04/2011 09h34

A rivalidade entre o ingles Lewis Hamilton, da McLaren, e o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, acirrada desde 2007 quando eles foram companheiros de equipe na McLaren, foi um dos melhores momentos do Grande Prêmio da Malásia, mas acabou com punições para os pilotos na disputa pela terceira posição a dez voltas do fim.

O embate entre os dois pilotos na volta 46 acabou tendo punições com 20s acrescidos ao tempo final de Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Para Alonso o castigo não prejudicou em nada, já que o espanhol não perdeu nenhuma posição e se manteve em sexto lugar, mas o piloto da McLaren caiu de sétimo para oitavo, beneficiando o japonês Kamui Kobayashi, que herdou sua posição.

A comissão da FIA julgou Fernando Alonso como culpado pela colisão na qual o prejudicado foi o próprio piloto espanhol, que teve de parar para trocar a asa dianteira e perdeu posições no final da corrida vencida por Sebastian Vettel.

Já o inglês Lewis Hamilton foi punido por ter mudado mais de uma vez de direção na tentativa de defender a posição contra seu maior rival. Hamilton teve problemas depois e também acabou ficando longe do pódio.

Fernando Alonso declarou após a corrida que a colisão e a parada nos boxes podem ter  “custado talvez o pódio”. O piloto espanhol achou que o carro da Ferrari rendeu melhor que o esperado em Sepang

“Estávamos brigando com as McLarens e com Webber, o que foi uma boa surpresa para nós. Foi uma boa surpresa hoje”, declarou o espanhol, diferentemente de Hamilton, que classificou sua corrida como um “desastre”.

“Todas as vezes paramos antes de todo mundo e meus pneus estavam acabados no final”, lamentou Hamilton sobre a estratégia de pit stops da McLaren.

A punição não surpreendeu Lewis Hamilton, que declarou já esperar pelo pior quando soube que ele e Fernando Alonso teriam de se explicar para os comissários.

“Sabia que seria punido, não me surpreende. Quando me chamaram para declarar algo perante os comissários, sabia que isso iria acontecer, sempre vejo o pior dos casos. Perdi apenas uma posição e não é isso que me faz sentir pior, depois de ter perdido o fim de semana”, afirmou Hamilton, que preferiu não opinar se a punição foi justa. “São coisas de corridas que não vou discutir se estou de acordo ou não.”

Fórmula 1