Topo

Fórmula 1

Vettel se aproxima de recorde de Senna e comemora pole "estranha e divertida"

Vettel fez o tempo da pole position do GP da Turquia logo no início do Q3 e economizou pneus  - EFE/Tolga Bozoglu
Vettel fez o tempo da pole position do GP da Turquia logo no início do Q3 e economizou pneus Imagem: EFE/Tolga Bozoglu

Das agências internacionais

Em Istambul (Turquia)

07/05/2011 10h17

Sebastian Vettel nem precisou se preocupar muito com o Q3 do treino de classificação do GP da Turquia. Logo em sua primeira tentativa, o atual campeão mundial cravou o tempo que lhe deu a pole position, sua quarta neste ano. O piloto da Red Bull admitiu que achou “estranho”, mas ao mesmo tempo “divertido”, o que houve neste sábado em Istambul. Para completar, ele se aproximou de um recorde estabelecido por Ayrton Senna.

Esta é a quinta pole consecutiva de Vettel. Além das quatro obtidas neste ano, o piloto da Red Bull também largou na frente na última prova da temporada 2010, em Abu Dhabii (Emirados Árabes). Entre 1988 e 1989, Senna cravou oito poles seguidas.

Em sua carreira, Vettel obteve 19 poles. Na Turquia, esta é a terceira vez seguida na qual o atual campeão do mundo larga em primeiro no circuito de Istambul Park.

A Red Bull comemorou a dobradinha no trino de classificação. Mark Webber largará na segunda posição e, assim como seu companheiro de equipe, também fez sua volta mais rápida logo no começo do Q3. Os dois assistiram de camarote à luta dos demais pilotos para tentar andar mais rápido do que eles.

“Foi divertido, porque Webber e eu decidimos pular nossa segunda tentativa. É uma sensação estranha. Os outros estavam na pista e sabíamos que eles podiam nos superar”, afirmou Vettel.

O alemão comemorou o resultado e explicou sua estratégia. “Estou muito feliz com o resultado. Não tivemos uma manhã livre de problemas, por isso precisamos correr. É bom economizar um jogo de pneus”, comentou.

Apesar da tranquilidade com a qual fez a pole position, com o tempo de 1min25s049, Vettel ainda acha que pode evoluir. “Ainda há coisas que precisamos melhorar. Os mecânicos fizeram um excelente trabalho e tive um carro fantástico hoje’, completou.

O GP da Turquia terá sua largada às 9h (horário de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Fórmula 1