Topo

Fórmula 1

FIA pode proibir principal inovação da Ferrari para temporada da F-1

Ferrari pode ser obrigada a trocar a asa traseira às pressas antes do Grande Prêmio da Espanha - Divulgação/Ferrari
Ferrari pode ser obrigada a trocar a asa traseira às pressas antes do Grande Prêmio da Espanha Imagem: Divulgação/Ferrari

Das agências internacionais

Em Barcelona (Espanha)

20/05/2011 17h54

A Ferrari pode encontrar mais problemas após um começo de temporada pouco regular na Fórmula 1. A nova asa traseira desenhada pela escuderia está sob investigação e pode ser proibida pela FIA, segundo informações divulgadas pelo diretor de corrida do GP da Espanha Charlie Whiting.

“Estamos cientes do desenvolvimento da Ferrari na asa traseira e estamos discutindo isso com eles”, afirmou o dirigente sem revelar se Fernando Alonso e Felipe Massa poderão usar o novo artifício no treino de classificação deste sábado no Grand Prix da Espanha. “Isso dependerá do que vamos decidir”.

“É uma interpretação muito esperta das regras e só precisamos ver se é uma boa interpretação”, relatou Charlie Whiting.

O problema seria uma violação do artigo 3.10.3 do regulamento técnico, que lida com os separadores asa. "Estes separadores não podem ficar a mais de 200 milímetros de distância. É uma interpretação alternativa da a regra que estamos discutindo", concluiu Whiting.

A Ferrari anunciou a mudança pouco antes do início da temporada. Mas até o momento a escuderia ainda está longe da liderança do Mundial. A equipe somou 65 pontos, atrás da Red Bull (148) e da McLaren (105).

Fórmula 1