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FIA confirma área de ativação da asa móvel traseira no GP de Mônaco

Barrichello havia feito críticas à FIA pela liberação da asa móvel traseira no túnel; entidade recuou - Diego Azubel/EFE
Barrichello havia feito críticas à FIA pela liberação da asa móvel traseira no túnel; entidade recuou Imagem: Diego Azubel/EFE

Das agências internacionais

Em Mônaco

25/05/2011 09h06

Após muita polêmica, a Federação Internacional de automobilismo (FIA) definiu qual a área na qual será permitido o uso da asa móvel no GP de Mônaco, no domingo (29). O sistema pode ser ativado logo após a última curva do circuito.

Durante os treinos, a asa móvel traseira pode ser acionada em toda a pista, exceto no trecho do túnel. Em um primeiro momento, a Fia havia liberado o uso do sistema em toda a pista, mas recuou após a reclamação de grande parte dos pilotos.

A primeira decisão da FIA causou grande repercussão negativa entre os pilotos, que temiam por sua segurança. Eles argumentaram que, com a liberação da asa móvel traseira em um dos trechos de maior velocidade da pista, o risco de acidentes aumentaria de forma considerável.

Rubens Barrichello, presidente da Associação de Pilotos (GPDA), fez pesadas críticas à entidade. “Acho que está errado. Gostaria que estas pessoas se sentassem no carro e tentassem pilotar no túnel com a asa móvel traseira aberta”, disse, em entrevista à Autosport.

No começo desta semana, Charlie Whiting, diretor de corridas da FIA, enviou uma carta aos pilotos para informá-los sobre o veto ao uso da asa móvel no trecho do túnel.

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